Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Novo vídeo mostra queda de helicóptero que matou cinco em SP

Entre os mortos está o filho caçula do governador de São Paulo.
Imagens foram registradas por câmera de segurança de empresa.

Do G1 São Paulo
Um novo vídeo enviado nesta segunda-feira (6) pela ferramenta colaborativa VC no G1 mostra, por outro ângulo, a queda do helicóptero que matou cinco pessoas nesta quinta-feira (2) em Carapicuíba, na Grande São Paulo.
Entre os mortos no acidente está Thomaz Alckmin, o filho caçula do governador de São Paulo.
As imagens foram registradas pela câmera de segurança da empresa Driller, que fica na Estrada da Fazendinha.
O vídeo mostra, no canto direito, a queda livre e desgovernada da aeronave. Além de Thomaz, morreram o piloto e três mecânicos.
Um primeiro vídeo que mostra a aeronave segundos antes de atingir o solo foi analisado pelo perito Ricardo Molina.
Segundo ele, tudo indica que uma peça vista nas imagens seja uma das pás do rotor do helicóptero, conjunto popularmente conhecido como hélice. (Veja abaixo)
"Após analisar o vídeo quadro a quadro, posso dizer que uma peça se solta do helicóptero antes da queda”, disse Molina.
Duas pás foram encontradas próximas ao local da queda. O conjunto de pás do rotor principal do helicóptero passou por uma inspeção de rotina, mas não foi substituído, segundo informou a Helibrás ao G1.
A empresa é representante no Brasil da Eurocopter, fabricante da aeronave, e é a única autorizada a fazer o serviço de vistoria na América do Sul de produtos da marca.
Inspeção
De acordo com a Helibrás, as cinco pás foram retiradas da aeronave para a inspeção, como descrito nos manuais do fabricante. O procedimento, segundo apurou o G1, foi classificado como simples por não afetar as áreas críticas e estruturais das pás.
Após vistoria, o conjunto de pás foi entregue novamente à proprietária da aeronave, a Seripatri, com um relatório sobre a inspeção. A Helibrás nega, no entanto, que tenha feito a reinstalação das pás.
O serviço foi feito por uma oficina do Helipark - de onde partiu o helicóptero -, que é credenciada pela Helibrás e homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), segundo a Seripatri. A Helibrás, no entanto, afirma que não possui nenhuma oficina credenciada no país para execução de serviços de manutenção em suas aeronaves.
As empresas não informaram a data de inspeção e reinstalação das pás, mas a dona da aeronave confirmou que o acidente ocorreu durante um voo teste e de balanceamento após a colocação das peças. A Seripatri afirmou ainda que a aeronave tinha cerca de quatro anos de uso, com 600 horas de voo e manutenção rigorosa feita em oficinas homologadas pela Anac.
Investigação policial
A Polícia Civil quer ouvir pelo menos 20 pessoas, entre elas os responsáveis pela inspeção nas pás. Os investigadores do 1º Distrito Policial querem saber se o helicóptero da empresa Seripatri caiu por causa de falha mecânica ou humana, ou ainda a conjunção dessas duas possibilidades na queda da aeronave na quinta-feira (2).
A investigação pretende ouvir funcionários que trabalharam na manutenção e os donos da aeronave, do tipo Eurocopter, EC-155 B1, que é fabricado por um consórcio europeu. Especialistas o consideram um dos melhores e mais seguros helicópteros de transporte de passageiros.
Peritos investigam causas de queda de helicóptero em São Paulo (Foto: Reprodução TV Globo)Peritos investigam causas de queda de helicóptero
em São Paulo (Foto: Reprodução TV Globo)
As partes do helicóptero foram levadas para um hangar da aeronáutica, no Campo de Marte, onde fica a unidade regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Duas pás, uma delas encontrada perto do condomínio onde o helicóptero caiu, estão entre os fragmentos recolhidos para análise.
Moradores do Condomínio Fazendinha, que fica na altura do km 26 da Rodovia Castello Branco, viram quando o helicóptero caiu bruscamente sobre as casas. Uma câmera de segurança também registrou a queda. Nas imagens é possível ver que um objeto vai em outra direção.
Segundo o engenheiro aeronáutico Shailon Ian, a análise das pás, feita pelo Cenipa, vai revelar se elas se desprenderam da aeronave. “Em 16 anos, eu nunca vi uma pá principal se desprender”, observou.
Para o especialista, existem várias explicações para que a pá se deslocasse. Ela pode ter se soltado porque houve um choque com algum objeto enquanto voava, porque o rotor parou abruptamente e a inércia fez ela sair.
A pá pode ter se soltado ainda um pouco antes da queda, quando o helicóptero bateu em uma árvore. Na queda, a aeronave atingiu três casas.
Além do caçula de Alckmin, morreram Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves (53 anos, piloto do helicóptero e funcionário da Seripatri), Paulo Henrique Moraes (42 anos, mecânico e funcionário da Seripatri)  Erick Martinho (36 anos, mecânico da empresa Helipark) e Leandro Souza (34 anos, mecânico da Helipark).

Além do caçula de Alckmin, morreram Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves (53 anos, piloto do helicóptero e funcionário da Seripatri), Paulo Henrique Moraes (42 anos, mecânico e funcionário da Seripatri)  Erick Martinho (36 anos, mecânico da empresa Helipark) e Leandro Souza (34 anos, mecânico da Helipark). CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR O VÍDEO.
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário