Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Avião desaparecido com 54 a bordo é encontrado após queda na Indonésia

Aeronave da Trigana Air Service desapareceu na província de Papua.
Avião levava 44 passageiros adultos, 5 tripulantes e 5 crianças e bebês.

Do G1, em São Paulo
Mãe de um passageiro da Trigana Air (centro) deixa escritório da companhia aérea em Jacarta neste domingo (16)  (Foto: Reuters/Rosa Panggabean/Antara )Mãe de um passageiro da Trigana Air (centro) deixa escritório da companhia aérea em Jacarta neste domingo (16) (Foto: Reuters/Rosa Panggabean/Antara )
Um avião de passageiros da Indonésia transportando 54 pessoas que havia perdido o contato com o controle de tráfego aéreo neste domingo (16) foi encontrado após acidente, informou uma autoridade da Aviação do país. "Temos informação procedente de residentes que o avião da Trigana Air foi achado em uma montanha do subdistrito de Okbape", anunciou em entrevista coletiva em Jakarta o diretor-geral de Aviação do Ministério indonésio de Transportes, M. Prasetyo.

Trajeto
O avião saiu de Jayapura, capital da província de Papua, com destino a Oksibil, na Indonésia.
Número de ocupantes
No avião havia 54 pessoas, sendo 44 passageiros adultos e cinco crianças e bebês, além de cinco tripulantes.
Perda de contato
O voo tinha duração prevista de 45 minutos e teria desaparecido 30 minutos depois de decolar. Dez minutos antes da hora da chegada, o avião contatou a torre de controle de Oksibil para pedir autorização para pousar. No entanto, a tripulação não teria relatado nenhum problema durante o voo.
Como foi encontrado
Moradores da área relataram que viram a queda do avião às autoridades e o diretor-geral de Aviação do Ministério indonésio de Transportes, M. Prasetyo, confirmou que a aeronave foi encontrada em uma montanha do subdistrito de Okbape, com base no relato dos moradores.
Buscas
As autoridades da Indonésia decidiram suspender as buscas devido ao mau tempo e às condições da área, que é montanhosa e extremamente íngreme. Os trabalhos serão retomados nesta segunda-feira.
Sobreviventes
Não há informações de sobreviventes.

M. Prasetyo disse ainda que as equipes de resgate chegarão nesta segunda-feira ao local e que ainda não há informações sobre sobreviventes.

A aeronave desapareceu na região leste da Papua-Nova Guiné, segundo a Agência Nacional de Pesquisa e Resgate da Indonésia (Basarnas).
Moradores da área relataram que viram a queda do avião. "Recebemos relatos de moradores. Nós, juntamente com a equipe de busca e resgate, também enviamos aviões para procurá-lo", disse o diretor de operações da Trigana, Beni Sumaryanto.
A aeronave pertencente à Trigana Air Service, um ATR 42, levava 44 passageiros adultos, cinco tripulantes e cinco crianças e bebês. Ela havia saído do aeroporto Sentani, em Jayapura, capital de Papua, com destino a Oksibil. O voo tinha duração prevista de 45 minutos e teria desaparecido 30 minutos depois de decolar.
Dez minutos antes da hora da chegada, o avião contatou a torre de controle de Oksibil para pedir autorização para pousar, contou Sumaryanto.

Mas o avião nunca chegou e, meia hora depois, a companhia aérea indonésia ordenou que outro aparelho fizesse o mesmo percurso para localizar o aparelho desaparecido.

"O tempo estava muito ruim, o avião não encontrou o outro e voltou para Sentani. Oksibil é uma zona montanhosa, onde o tempo é muito imprevisível. De repente, pode ficar nebuloso, escuro e com ventania, sem aviso prévio", explicou Sumaryanto.
Foto de arquivo de dezembro de 2010 mostra avião da Trigana Air Service ATR42-300, similar ao que desapareceu em Papua-Nova Guiné (Foto:  AP Photo)Foto de arquivo de dezembro de 2010 mostra avião da Trigana Air Service ATR42-300, similar ao que desapareceu em Papua-Nova Guiné (Foto: AP Photo)
Antes da confirmação do acidente, um porta-voz da polícia de Papua, Patridge Renwarin, afirmou à TV local que alguns habitantes haviam visto um avião cair e que as autoridades locais se dirigiam para a região para investigar o ocorrido.

"Suspeitamos claramente que é um problema relacionado com o tempo. Não se trata de uma superlotação, já que o avião podia transportar 50 passageiros", assegurou Sumaryanto.

O porta-voz do Ministério dos Transportes, J.A. Barata, confirmou que o avião perdeu contato e disse que o aparelho tinha previsão de chegar a Oksibil pouco depois das 3 da tarde, hora local (0h de Brasília).
"Ainda não estamos seguros do que aconteceu ao avião, estamos coordenando com as autoridades locais", afirmou à AFP antes da confirmação do acidente. Segundo ele, a tripulação não chegou a avisar que haveria problemas durante o voo.
"O tempo é agora muito ruim na zona, está muito escuro e nublado. Não é propício para uma busca. A área é montanhosa", acrescentou Barata, após decisão de suspender as buscas e retomá-las só na segunda-feira pela manhã.
Em entrevista à CNN, o analista de aviação Mary Schiavo disse que há muitas razões possíveis para a aparente falta de uma chamada de socorro. Pode indicar que os membros da tripulação estavam ocupados demais lidando com qualquer outra situação e não tiveram tempo de enviar algum aviso ou simplesmente não perceberam que estavam em apuros.

Autoridades disseram que o tempo estava claro quando o avião decolou, mas o meteorologista ouvido pela CNN disse que havia algumas tempestades sobre uma área montanhosa no trajeto do voo.

O clima pode piorar nos próximos dias, possivelmente impedindo os esforços de resgate em uma área com montanhas de até 3 km de altura (10 mil pés).
O transporte aéreo é bastante usado em Papua, a província mais ao leste da Indonésia, onde viagens por terra são frequentemente impossíveis.

'Lista negra'
De acordo com a France Presse, a Trigana foi colocada na lista negra de companhias da União Europeia desde 2007, pelo número de incidentes registrados.
As aeronaves da empresa estão proibidas de passar pelo espaço aéreo europeu devido a preocupações sobre padrões de segurança.
A Trigana Air teve 14 sérios incidentes desde que começou a operar em 1991. A empresa é uma pequena companhia aérea que oferece voos domésticos para 40 destinos na Indonésia.

A companhia utiliza pequenos aviões na remota e montanhosa Papua, e as más condições climáticas causaram vários acidentes nos últimos anos.

Na quarta-feira (12), um avião Cessna da companhia indonésia Komala Air caiu no distrito de Yahukimo, na Papúa, matando uma pessoa e ferindo gravemente outras cinco. As autoridades consideraram que o mau tempo foi responsável pelo acidente.

O setor aéreo indonésio está crescendo rapidamente assim como a economia do país asiático, e cada vez mais as pessoas usam avião para se deslocar pelo país, um imenso arquipélago.

Mas as companhias aéreas têm dificuldade de encontrar técnicos e pilotos bem treinados para acompanhar o ritmo de crescimento do setor.
Outros acidentes no país
Um avião da AirAsia que viajava da cidade indonésia de Surabaia para Cingapura caiu em dezembro do ano passado no mar de Java durante uma tempestade, matando os 162 ocupantes. O Airbus desapareceu cerca de 40 minutos após decolar.
Em junho deste ano, mais de 140 pessoas morreram na queda de um avião militar Hércules na Indonésia. O avião decolou de uma base militar e explodiu dois minutos depois sobre uma zona residencial.
Aeronave da Trigana Air Service perdeu contato com controle, anuncia perfil da Basarnas no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter/Badan SAR Nasional)Aeronave da Trigana Air Service perdeu contato com controle, anuncia perfil da Basarnas no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter/Badan SAR Nasional)
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário