Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Força Aérea confirma que avião achado no rio Doce caiu há 4 anos



Avião foi achado por homem que pescava no rio que corta a cidade; investigação do Cenipa foi finalmente concluída e novo relatório final emitido



Baixo nível de água no rio Doce possibilitou que avião fosse achado
PUBLICADO EM 14/10/15 - 19h07
JOSÉ VÍTOR CAMILO

Após um dia de levantamentos, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) confirmou nesta quarta-feira (14) que os destroços encontrados no leito do rio Doce, em Governador Valadares, são mesmo da aeronave de matrícula PT-ITI, que desapareceu em 2011.

De acordo com o órgão, o avião realizou um pouso forçado no rio após sofrer uma pane seca no dia 24 de fevereiro daquele ano. O piloto saiu ileso, mas a aeronave submergiu completamente. O Corpo de Bombeiros chegou a fazer buscas na região na época, mas nunca conseguiu localizar a carcaça.

O avião foi descoberto ainda no fim da tarde de segunda-feira (12) por um homem que pescava próximo à ponte do bairro São Raimundo. A descoberta só teria sido possível graças ao baixo nível das águas.

FAB e Bombeiros iniciam terceiro dia de buscas por avião desaparecido
Segundo dia de buscas por avião desaparecido em MG é encerrado
Bombeiros encontram avião e avaliam se é de pilotos de Caratinga
Piloto da FAB faz pouso forçado após perder controle na decolagem
Corpo de Bombeiro inicia busca a avião desaparecido há dois dias em MG
Dois pilotos desaparecem em voo particular para Pará de Minas



Na manhã de terça-feira (13) o pescador acionou os bombeiros, que chegaram a fazer um mergulho e visualizaram a matrícula do avião, que era compatível com que desapareceu há quatro anos.

Após isso a Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada e enviou uma equipe do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III). "A investigação, que visa à prevenção de acidentes aeronáuticos, foi finalizada e formalizada por meio da emissão do Relatório Final", afirma a nota divulgada pela FAB.

Nesta terça-feira, chegou a ser divulgado que a aeronave de matrícula PT-ITI já havia sido encontrada em 2012. A corporação esclareceu ainda que essa informação, que constava no Relatório Final o acidente até então, teria sido fornecida pelo proprietário do avião, que era o responsável pela remoção dos destroços.

Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário