Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Balão do Projeto Loon da Google cai em comunidade do município de Autazes-AM


Um balão do Projeto Loon, da Google, caiu em uma propriedade particular na comunidade Supuranga, em Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus) nesta segunda-feira. O equipamento é utilizado para levar internet para regiões remotas e população de baixa renda.

De acordo com testemunhas, o balão foi encontrado por moradores do local em uma área de mata, mas ninguém ficou ferido. O acidente chamou a atenção dos moradores, que temem que outros acidentes dessa natureza se repitam em áreas onde há moradias.

Em contato com a Google, por telefone, a empresa informou que já tomou conhecimento do acidente e acionou uma equipe para remover o equipamento. No entanto, a empresa ainda não esclareceu o que pode ter ocasionado a queda do objeto não tripulado.

De acordo com o site do Loon, lançado em 2014 no Brasil, e um projeto de balões de altitude elevada que levam conectividade a áreas rurais e remotas. Os balões sobem da mesma forma que os balões meteorológicos até atingirem a estratosfera, onde flutuam a uma altitude de 20 km (65.000 pés), a uma distância segura em relação às altitudes utilizadas para aviação.

Enquanto os balões de ar estouram após poucas horas de voo, os balões do Loon são feitos para suportar pressão, o que faz com que durem muito mais tempo. Os balões do Loon também são exclusivos porque podem usar o vento para viajar até onde for necessário, podem se coordenar com outros balões e contam com componentes eletrônicos totalmente alimentados por energia solar.

Semelhante ao ocorrido em Autazes, há dez dias uma balão do projeto Loon também caiu no município de Buriti Montes, interior do Piauí, mas ninguém ficou ferido. Os moradores da comunidade encontraram antenas de rádio, computador de voo, sistema de controle de altitude e painéis solares junto ao equipamento.

Na época, a Google confirmou o acidente e “pediu desculpas pela surpresa” e informou que uma equipe treinada fez a remoção do objeto. Piauí foi o primeiro estado brasileiro a receber o projeto de internet da Google.



Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário