Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Embraer apresenta o Ipanema 203 no Congresso Nacional de Aviação Agrícola


Ter 8/8/2017 - A Embraer vai apresentar a aeronave agrícola Ipanema 203 no Rio Grande do Sul esta semana, durante a edição 2017 do Congresso Sindag, que acontece entre 8 e 10 de agosto, em Canela (RS). O Ipanema 203 participará da exposição estática e realizará voos diários de demonstração durante o evento. Após pouco mais de um ano do início da operação desse modelo, o destaque são os números já obtidos pelo Ipanema 203 no campo, que evidenciam o bom desempenho da aeronave.

Uma das unidades do Ipanema 203, pertencente a Agropecuária Locks, já superou a marca de mais de 1.100 horas de voo em operações no campo em menos de duas safras, o que denota sua robustez e alta disponibilidade, mostrando que a aeronave está sempre preparada para voar quando requisitada. Outro destaque da aeronave tem sido o aumento comprovado de sua produtividade no campo – de pelo menos 30% com relação ao modelo anterior.

Lançado em 2015, o modelo atual ganhou dois metros a mais de envergadura de asa em relação ao anterior e hopper com capacidade 16% maior em volume. As novas tecnologias na aeronave permitem a realização da pulverização com precisão submétrica, graças à implantação do altímetro a laser, ao controle de vazão e à abertura e fechamento automático dos bicos de pulverização por meio do sistema de DGPS – GPS diferencial.

No Ipanema 203 os winglets (pontas das asas) foram reprojetados, aumentando o controle e melhorando a eficiência da pulverização. O avião tem novo sistema de ar condicionado, cinto de segurança com air bag e cabine mais alta, com novo conceito ergonômico. As alavancas de comando e os pedais também foram modificados, com ângulos mais suaves, que permitem controles ainda mais precisos.

“Todas as melhorias feitas levam em consideração as necessidades de nossos clientes e facilitam o dia a dia do operador, pois permitem que ele desempenhe seu trabalho com maior conforto e eficiência. Os resultados das mudanças superaram até mesmo as estimativas iniciais da companhia”, explica Marcelo Gerulaitis, gerente comercial do Ipanema.

Para 2017, a Embraer estima entregar de 15 a 20 aeronaves do Ipanema 203, o que indica uma retomada do mercado. Além do cenário econômico mais favorável para o produtor rural, a Embraer projeta o crescimento confiando no feedback positivo obtido dos clientes até o momento: o desempenho da aeronave no campo tem surpreendido favoravelmente pilotos, operadores e produtores.

O Ipanema está presente na aviação agrícola há 45 anos e faz parte da história de sucesso do setor, que ajudou a lavoura brasileira a ser cada vez mais produtiva. O Ipanema é líder de mercado no Brasil e representa mais de 60% do market share no mercado brasileiro com 1380 unidades entregues ao longo de seus 45 anos de história.

Ipanema 203 – FichaTécnica e Características de Desempenho
Ficha técnica Ipanema 203
Comprimento das asas 13,30 m
Envergadura da empenagem 4,27 m
Altura máxima 2,43 m
Comprimento da aeronave 8 m
Diâmetro da hélice 2,18 m
Capacidade do hopper 1.050 litros

Características
Velocidade Cruzeiro a 75% da PMC:185 km/h ou 115 mph
Distância de decolagem Corrida no solo: 254m (nível do mar , 15°C Motor a etanol)
Distância de pouso 214m
Consumo de Combustível (melhor potência) Regime de 75% da PMC: 98,4 litros/h (26 US gal.) (motor a etanol)


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário