Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Helibras avança na certificação do H225M antinavio


Qui 10/8/2017 - A Helibras realizou neste mês em suas instalações em Itajubá (MG) o segundo voo da campanha de certificação do H225M na versão “Operacional Naval”, modelo equipado com sistemas e armamentos para combater navios. O evento contou com a presença da autoridade certificadora, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), além de profissionais da fabricante brasileira de helicópteros do grupo Airbus.

O IFI avaliou a integração do sistema de mísseis AM-39 Exocet, programado pela Helibras, a qualidade do voo e o desempenho da aeronave com o armamento instalado. Segundo a fabricante, outros aspectos do Sistema Naval (NTDMS) serão avaliado em breve para a continuidade da certificação completa do helicóptero militar.

Durante o evento, foram realizadas simulações de disparos do míssil Exocet utilizando o Sistema Tático de Missão Naval. “Concluímos mais uma etapa importante no processo de certificação desta versão”, explica o presidente da Helibras, Richard Marelli.

A aeronave BRA-005 será o primeiro H225M em versão operacional a ser entregue para a Marinha do Brasil em 2018. O helicóptero faz parte do contrato de aquisição de 50 aeronaves H225M do programa H-XBR, adquiridas pelo Ministério da Defesa para uso das forças armadas brasileiras, que estão sendo produzidas pela Helibras no Brasil, a partir da transferência de tecnologia e de conhecimento que vem ocorrendo desde 2010.

Alta tecnologia

Grande, rápido e com sistemas de alta tecnologia, o H225M é o helicóptero mais avançado já construído pela indústria nacional. O projeto da célula (o “corpo” do helicóptero) é europeu, mas a integração dos equipamentos de busca e armamentos foi desenvolvido por empresas brasileiras, como a Avibras e Mectron, que participam do programa H-XBR.

O projeto prevê a produção do helicóptero em diferentes versões para Marinha, Exército e a Força Aérea Brasileira, além de variantes de transporte de autoridades. O H225 é baseado no “Super Puma”, como é chamado o mesmo aparelho fabricado na Europa, pela Airbus Helicopters. No Brasil, ele é o “Caracal”.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Alexandre Marques

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário