Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Marinha está interessada na versão marítima do caça Gripen


Ter 25/7/2017 - Não é apenas a FAB (Força Aérea Brasileira) que está interessada no Saab Gripen NG. Segundo informações do site especializado em notícias militares Jane's, a Marinha Brasileira (MB) está acompanhando de perto a aquisição e todo o processo de compra do Gripen NG junto à FAB.

Ainda segundo informações do site estrangeiro, a Marinha nomeou um oficial para o comitê de aquisição do Saab Gripen, que irá acompanhar de perto todo o processo, incluindo o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros.

A versão naval do caça sueco seria o Gripen M (Marítimo), com algumas características diferentes como o cabo de pouso e o trem de pouso reforçado para operações em um navio aeródromo, conhecido popularmente como Porta Aviões.

O Porta-Aviões

O A-12 Nae São Paulo foi desativado em fevereiro desse ano após quase 20 anos de uso pela MB, e outros tantos pela França. O porta aviões que foi comprado usado da França já havia passado por um grande reparo e tinha voltado as operações, mas ainda sim se fazia necessária uma modernização ainda maior, que o colocaria em vida útil até 2039, mas o custo seria muito alto.

Além de um novo porta- aviões, o Brasil precisa trocar as aeronaves de asa fixa da força aeronaval, atualmente a MB conta com 12 aeronaves caça-bombardeiros A-4 Skyhawk, aeronaves essas que estão em fase de modernização pela Embraer,

O Brasil tem uma vasta costa e é sim necessária uma boa esquadra que tenha um novo porta aviões, bem como aeronaves modernas para operar a partir do mesmo. A proposta do Gripen naval da SAAB seria uma boa opção, uma vez que pode haver a transferência de tecnologia da mesma forma que está sendo feito com a FAB.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário