Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Airbus vira acionista majoritária do programa C Series da Bombardier


Ter 17/10/2017 - O gigante europeia de aeronaves Airbus está comprando uma participação maioritária no programa C Series da Bombardier.

Os dois fabricantes de aeronaves anunciaram a parceria na segunda-feira à noite, semanas após a Bombardier ter sido atingida por uma imposição de importação de 300% pelos Estados Unidos, depois de uma queixa da rival Boeing de que a empresa tinha vendido seus jatos da série C em preços “absurdamente baixos”.

A empresa de propriedade canadense deve começar a entregar uma encomenda de até 125 novos jatos para a companhia Delta com base em Atlanta no próximo ano. A Boeing alega que a ajuda dos governos do Reino Unido e do Canadá equivale a subsídios ilegais.

Ainda não se sabe como o movimento de surpresa afetará os 4.000 funcionários da Bombardier em Belfast. As tarifas colocaram uma grande pressão sobre a Bombardier, e os sindicatos disseram que os trabalhadores na Irlanda do Norte estavam ansiosos enquanto esperavam o veredito da disputa comercial, temendo que seus empregos estivessem em risco.

Ambos os governos do Reino Unido e do Canadá estavam pensando em retaliar a Boeing congelando negócios de defesa com a empresa americana.

O executivo-chefe da Airbus, Tom Enders, disse em um comunicado: “Esta é uma vitória para todos. A série C, com seu design de ponta e excelente economia, é um ótimo ajuste com nossa família de aviões de um único corredor existente e amplia rapidamente nossa oferta de produtos em um setor de mercado de rápido crescimento.

“Não tenho dúvidas de que nossa parceria com a Bombardier aumentará enormemente as vendas e o valor desse programa. Não só esta parceria garantirá a Série C e suas operações industriais no Canadá, Reino Unido e China, mas também traremos novos empregos para os EUA. A Airbus se beneficiará do fortalecimento de seu portfólio de produtos no mercado de um único corredor de alto volume, oferecendo um valor superior aos nossos clientes de companhias aéreas em todo o mundo”.

Alain Bellemare, presidente e diretor executivo da Bombardier Inc, disse que ficou muito satisfeito por receber a Airbus no programa C Series. “A Airbus é o parceiro perfeito para nós, Quebec e Canadá”, disse ele. “Esta parceria deve mais do que duplicar o valor do programa da série C e garantir que nossa notável aeronave revolucionária alcance seu potencial total”.

A mudança também foi bem-vinda por Dominique Anglade, vice-primeiro ministro do país, que disse: “A chegada da Airbus como sócio estratégico hoje assegurará a sustentabilidade e o crescimento do programa da série C, bem como vai consolidar todo o cluster aeroespacial Quebec”.

A Airbus, que já havia conversado com a Bombardier sobre uma parceria, comprará uma participação de 50,01% na Parceria Limitada de Aeronaves da Série C (Series Aircraft Limited Partnership – CSALP), que fabrica e vende os aviões, disseram as empresas. A Bombardier será proprietária de cerca de 31%, enquanto a Investissement Québec manterá 19% uma vez que o negócio seja fechado. O acordo também oferece garantias da Airbus que podem ser exercitadas para adquirir ações de Classe B de até 100 milhões da Bombardier, disseram as empresas.

A Airbus fornecerá aquisições, vendas e marketing e conhecimentos de suporte à CSALP, disseram as empresas na segunda-feira.

Não haverá contribuição em dinheiro de nenhum dos parceiros, nem a CSALP assumirá qualquer dívida financeira, disseram as empresas.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário