Falha em turbina provocou ruído, mas não houve explosão, diz empresa.
268 passageiros foram realocados em novo voo, que decolou neste sábado.
O voo TP 085, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, partiu de Lisboa às 10h10 (horário local) com 268 passageiros. O pouso em Lisboa ocorreu com segurança às 11h30 (horário local), diz a empresa, após o piloto perceber ruído e um problema na turbina.
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Os passageiros receberam almoço no aeroporto e foram realocados em
outro avião da companhia, que partiu de Lisboa às 18h08 (horário local,
14h08, horário de Brasília). A expectativa é que o pouso em Cumbica
ocorra por volta das 23h55.A "falha em uma turbina de um dos reatores" do avião que provocou um ruído fora do normal, mas não houve explosão, diz a empresa, apesar de "detritos terem sido encontrados na saída de escape". O modelo em que houve problema não foi divulgado. A companhia opera a rota com um Airbus A330-200.
O motor integra uma parte da aeronave cuja manutenção é de responsabilidade da fabricante, a General Eletric, sendo que, até o momento da decolagem realizada neste sábado, não havia sido identificado nenhum problema, informou a TAP.
Veja a nota da TAP:
Esclarecimento sobre ocorrência com avião TAP que voava para São Paulo nesta manhã
A TAP informa que o voo TP 085, que operava esta manhã de Lisboa para São Paulo, tendo saído de Lisboa pelas 10h10, teve de regressar ao aeroporto de Lisboa pouco tempo após a descolagem, em virtude de ter ocorrido uma falha numa turbina de um dos reatores do avião. A aterragem em Lisboa decorreu com toda a segurança.
Neste momento, está previsto que os 268 passageiros sigam viagem rumo a São Paulo noutro avião da companhia, com partida esta tarde.
O reator em causa faz parte de um conjunto cuja manutenção está a cargo do fabricante, a General Electric, não tendo até ao momento da descolagem de hoje sido detetado qualquer sinal que justificasse uma intervenção para além das inspeções de rotina.
Estão já a decorrer investigações por parte do fabricante, acompanhadas pela Manutenção & Engenharia da TAP, com o objetivo de determinar as causas da ocorrência.
A avaria referida provocou um ruído fora do normal, embora não tenha havido qualquer explosão, e a segurança da operação não tenha sido colocada em risco.
Quanto ao problema ocorrido com a turbina, e embora a falha do motor tenha sido contida, não provocando quaisquer danos no avião, verificou-se a projeção de alguns detritos pela tubeira de escape. Quaisquer danos daí resultantes serão assumidos pela TAP.
Lisboa, 12 de Julho de 2014
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