Aeronave experimental caiu na Represa Jurumirim em Avaré.
Homem é morador de Sorocaba e pilota há 10 anos: 'É meu hobby'.
Caio Gomes SilveiraDo G1 Itapetininga e Região
Helicóptero experimental caiu em represa de Jurumirim em Avaré (Foto: Adolfo Lima/ TV TEM)
O piloto do helicóptero experimental que caiu na Represa de Jurumirim em Avaré (SP), na tarde desta segunda-feira (16), contou em entrevista ao G1 que o acidente foi tão rápido que não teve tempo nem para ter medo e que a primeira coisa que pensou foi em poder conseguir controlar a aeronave. Segundo ele, que preferiu ter a identidade preservada, este foi o primeiro acidente em 10 anos de pilotagem.
saiba mais
Helicóptero experimental cai em
represa de Avaré e piloto sai ileso
“Não tive tempo para ter medo. Estava a 15 segundos de pousar em terra, mas a rajada atingiu o helicóptero e me fez perder o controle. Nos segundos que me restavam, tudo o que pude pensar foi em controlar a aeronave para tentar um pouso forçado e minimizar o impacto com a água”, descreveu.
O piloto, dono do helicóptero e morador de Sorocaba (SP), ainda contou que tentava pousar em uma chácara às margens da represa. Depois que a aeronave caiu, as hélices tocaram a água e pararam. Com o impacto da queda, a frente de acrílico da aeronave quebrou. Em seguida, ele abriu a porta, saiu e nadou por alguns metros até a margem da represa.
Piloto ia para uma chácara em Avaré, quando
sofreu acidente (Foto: Adolfo Lima/ TV TEM)
“Ficou mais um sentimento de chateação do que susto, porque já tinha reduzido a velocidade e altitude. Estava muito perto de pousar. Conseguiria pousar até na água se o local fosse mais raso. Mas como o trecho tinha uns dois metros de profundidade, o helicóptero afundou ao cair”, diz.
O helicóptero foi retirado da represa pelo Corpo de Bombeiros que usou um cabo de aço ligado a um guincho. A aeronave já foi levada do local pelo dono, que pensa em reformá-la: “Não vi nada sobre o que precisarei fazer. Ainda vamos analisar. O equipamento custa R$ 600 mil", afirma.
Entenda o caso
O helicóptero experimental caiu na Represa de Jurumirim, em Avaré, na tarde desta segunda-feira. O piloto de 40 anos, que estava sozinho, conseguiu sair da aeronave após a queda, nadou até a margem e não ficou ferido. Pedestres que testemunharam o acidente acionaram uma Unidade de Resgate para o atendimento da ocorrência.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Força Área Brasileira (FAB), o helicóptero, com matrícula PP-ZVF, era regular e tinha autorização para voar, exceto em locais povoados por se tratar de aeronave experimental. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) afirmou que foi notificado sobre o incidente e que investigará o caso.
Aeronave de R$ 600 mil ficou danificada após acidente em represa (Foto: Adolfo Lima/ TV TEM)
Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram acionadas (Foto: Adolfo Lima/ TV TEM)
0 comentários:
Postar um comentário