A ATSB anunciou que abriram uma investigação sobre a ocorrência classificando como um incidente grave e um relatório é esperado dentro de alguns meses.
Este incidente serve como um excelente exemplo de uma resposta eficaz à situação de emergência. A tripulação de cabine rapidamente usou o procedimento básico de extinção de fogo. O treinamento da tripulação de responder a estes incidentes permitem uma resposta rápida e coordenada ao incidente usando todos os recursos disponíveis. Como resultado, o incidente foi rapidamente e eficazmente contido.
Este incidente também destaca os perigos do transporte de baterias de lítio-íon PEDs a bordo de aeronaves. A Autoridade de Segurança da Aviação Civil divulgou informações sobre o transporte seguro de dispositivos alimentados por este tipo de bateria.
O ATSB descreveu os acontecimentos a bordo:
No dia 21 2016 de junho, o Boeing 747-438 da Qantas Airways Boeing, marícula VH-OJS, operando o voo QF11 de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos para New York, New York, Estados Unidos.Cerca de 07:00 (UTC), um membro da tripulação de cabine respondeu a um pedido de assistência de um passageiro sentado no assento assento 3A na classe executiva que alertou da falta de seu smartphone. Durante a busca, a posição do assento foi movido. O passageiro no assento ao lado observou que o smartphone estava dentro do mecanismo do assento. Na mudança da posição do assento o smartphone foi esmagado. O smartphone esmagado imediatamente começou a silvar e emitir fumaça. Momentos depois, o smartphone se inflamou. Um segundo membro da tripulação, em seguida, iniciou a extinção do fogo.
Um segundo tripulante com um extintor de incêndio seguiu para 3A assento, O gerente de atendimento ao cliente (CSM) e um outro tripulante observou a atividade e também seguiu, fornecendo suporte adicional.
Quando os tripulantes de cabine que estavam com extintores de incêndio chegaram ao assento 3A, eles observaram um brilho alaranjado que saia do assento. Os tripulntes logo em seguida apagrama o fogo.
Após a confirmação de que o fogo no smartphone havia sido extinta, a tripulação tentou remover o smartphone, a fim de colocar o aparelho em água, de acordo com procedimentos de incêndio da bateria do tipo de lítio. O smartphone não pode ser removido sem danos e risco de incêndio. Portanto, um tripulante de cabine com um extintor de incêndio ficou próximo ao assento para o restante do voo. Cerca de 10-15 minutos após o incidente, este tripulante identificou ainda mais calor proveniente do smartphone esmagado. Ele novamente usou o extintor de incêndio no smartphone, eliminando o calor.
Depois de confirmar que o incidente foi contido, o CSM recomendou ao capitão que a situação estava sob controle. O capitão discutiu o incidente, e considerou que o evento tinha sido tratado de forma adequada. O vôo prosseguiu a Nova York e pousou cerca de 40 minutos depois, sem mais incidentes.
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