Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

NASA testa modelo de jato supersônico em túnel de vento


As viagens de avião supersônico podem retornar mais cedo do que esperávamos. Dessa vez, as pessoas não vou ouvir a característica “explosão sônica” quando ele passar.

A NASA está usando um túnel de vento de alta velocidade para testar modelos de um novo jato supersônico chamado X-plane, que pode mudar para sempre a forma como viajamos de avião.


O Projeto de Tecnologia Supersônica Silenciosa (QueSST na sigla em inglês) pode atingir velocidades supersônicas sem que as pessoas ouçam o estrondo do chão.

Ele também poderia voar de Londres até Nova Iorque em apenas três horas, pavimentando o caminho para uma nova era de viagens supersônicas.

Durante as próximas oito semanas, os engenheiros vão expor um modelo numa escala de 9%, cuja velocidade varia de Mach 0.3 para Mach 1.6 (aproximadamente de 150 a 950 milhas por hora), para mostrar a aerodinâmica do X-plane e seus sistemas de propulsão.

A NASA espera que este projeto abra caminho para os voos supersônicos em um futuro não muito distante.

“Precisamos ver como o projeto atua após a decolagem, em velocidade de cruzeiro, supersônica e durante o processo de aterrissagem”, disse David Stark, chefe das instalações.

“O túnel de vento supersônico nos permite testar a velocidade máxima que o protótipo consegue atingir dentro dele”.

“Nosso projeto exclusivo de aeronaves é feito para separar os choques e as expansões associadas ao voo supersônico, reduzindo drasticamente a sonoridade das aeronaves”, disse Peter Iosifidis, encarregado do programa QueSST da Lockheed Martin Skunk Works.

“Nosso projeto reduz o ruído característico a um “pulso”, em vez da tradicional explosão sônica associada aos aviões supersônicos de hoje.”

Dave Richwine, gerente do projeto preliminar da aeronave na NASA, disse: “este teste é um passo importante no caminho do desenvolvimento de um avião que será um recurso muito necessário na coleta de dados que, eventualmente, mudará as regras do voo supersônico terrestre.”

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário