Entre os muitos convidados na entrega do 500º Eurofighter na instalação Leonardo em Caselle, Itália, na terça-feira estava uma pequena delegação do Kuwait. Liderados pelo embaixador do Kuwait na Itália, Sua Excelência o Sheik Ali Khalid Al Sabah, foi apresentada a primeira peça construída para o primeiro caça Eurofighter destinado a Força Aérea do Kuwait.
No dia 5 de abril do ano passado, a então Finmeccanica (agora Leonardo) assinou um acordo estimado em quase US$ 9 bilhões com a Força Aérea do Kuwait para 28 caças Eurofighters. O contrato inclui 22 jatos monoplaces e seis aeronave biplaces Tranche 3s. Tirados da linha de produção italiana, as entregas dos jatos devem começar em 2019 e seguir até 2023. Os Eurofighters do Kuwait serão os primeiros a ser equipados com o novo radar Leonardo Air e Space Systems (anteriormente Selex ES) E-Scan, também conhecido como Captor-E. Ele vem depois de um acordo assinado em novembro de 2014 para desenvolver o novo radar eletrônico.
Com 87 dos 96 aviões italianos construídos nas instalações de produção de Leonardo, um funcionário da Divisão de Aeronaves da Leonardo disse: “A produção será retardada no próximo ano para preencher a lacuna de produção dos 28 jatos kuwaitianos que serão construídos”.
Com apenas nove aviões para entrega antes de 2019, isso aponta para uma queda considerável na produção.
Ele acrescentou: “Além das aeronaves, o contrato inclui três anos de apoio, desde a entrega da primeira aeronave; treinamento para operações com a Força Aérea italiana e para construir a infra-estrutura na Base Aérea Ali Al Salem onde os jatos ficarão sediados. Um pacote completo de treinamento será criado para o centro de treinamento da Academia.”
As aeronaves kuwaitianas serão construídas de acordo com o padrão P3EB, que juntamente com o Captor-E inclui a integração do míssil de cruzeiro Storm Shadow, a arma de ataque ao solo Brimstone 2 e o míssil ar-ar além do alcance visual (BVRAAM) Meteor, embora nunca tenha sido confirmado que o Kuwait tenha encomendo qualquer uma dessas armas. A maioria concorda que vai ser um prazo apertado, ficando todos eles em serviço até o final de 2018.
O desenvolvimento e a integração do radar são da responsabilidade do Leonardo, embora os dois Eurofighters equipados com o Captor-E não estejam estabelecidos em Itália. A aeronave de produção instrumentada 5 (IPA-5) está na BAE Warton e iniciou os ensaios de voo em meados de julho de 2016. Um segundo Eurofighter, IPA-8, com sede em Manching, no sul da Alemanha, aderiu ao programa de integração do AESA, com o primeiro voo em 14 de setembro do ano passado. Infelizmente, o presidente-executivo da Eurofighter, Volker Paltzo, não confirmou como o programa havia progredido ou quantas horas de voo do CAPTOR-E em teste com a aeronave foram voadas até o momento.
Com a Força Aérea do Kuwait adquirindo um caça altamente moderno, não é nenhuma surpresa que eles têm visado um novo caça a jato. De acordo com uma delegação do Kuwait, foi dito: “O Kuwait vai fazer um grande anúncio em breve, com a compra de um novo treinador a jato”.
Com os BAE Hawks e Tucanos fora de voo, o Kuwait tem enviado seus pilotos para treinamento de voo na França, Itália e Reino Unido. Na Itália, os pilotos kuwaitianos voam na Força Aérea Italiana com os jatos FT-339A/Cs (MB339s) em Lecce-Galatina, a casa da Ala 61, desde 2014. Eles voam cerca de 150 horas nas Fases 2-3 (treinamento de voo básico e avançado). Com os FT-339A/Cs sendo retirado de operação em 2018/19 e com o Eurofighter sendo introduzido no serviço da Força Aérea do Kuwait em 2019, o Kuwait precisa começar a olhar para novas opções de treinamento de voo. Assim, não foi surpresa ver a Leonardo voar com o M-345 High Efficency Trainer (HET) da sede em Venegono para Turim, onde o 500º Eurofighter foi apresentado no dia 11 de abril. O primeiro lote de cinco avançados jatos de treinamento M-345s começarão a substituir os FT-339s no serviço da força aérea italiana em 2019. Um porta-voz da Leonardo informou em janeiro desse ano: “O M-345 traz um conceito novo no treinamento militar de voo, e com os motores Williams FJ44, o custo operacional é comparável a um turboélice.”
De acordo com o pessoal da Leonardo, os pilotos da Força Aérea do Kuwait estão agora treinando nos 12 T-346As (designação da Força Aérea Italiana para M346) na Fase 4 (Treinamento a Jato Avançado) em Lecce. Obviamente, o Kuwait também vai precisar de um LIFT e o M-346 poderia caber na conta. Eles podem até considerar uma compra dividida, onde um programa que mistura simulação com treinamento de voo real oferecido com os jatos M-346 e M-345 é vista por muitas forças aéreas como a maneira de cortar custos de treinamento, incluindo aqueles voados em caros caças.
Sourcrs também informou que oito pilotos instrutores da Força Aérea do Kuwait irão se juntar à unidade de conversão operacional Typhoon da Força Aérea italiana junto ao 4 Stormo em Grosseto para aprender a voar com o Typhoon e depois instruir os pilotos do Kuwait ao retornar para base natal.
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