O protótipo do avião Bandeirante, no Parque Santos Dumont , em São José dos Campos, será levado para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica (DCTA ) neste sábado (29), onde será restaurado. O trabalho de remoção começou por volta das 7h.
A peça será levada em uma carreta. A ação, coordenada pela prefeitura, deve terminar por volta de meio dia e será acompanhada por agentes de trânsito.
O comboio passará pelas avenidas Adhemar de Barros, Heitor Vila Lobos, Anel Viário, Jorge Zarur, Mário Covas, viaduto Talim, Mário Covas no sentido contrário, marginal da Dutra, Henrique Teixeira Lott e Paraibuna. O trânsito nestas vias deve ser afetado pelo trabalho de remoção do modelo.
Recuperação
A revitalização do Bandeirante será feita por ex-funcionários da Embraer, com o apoio de 22 alunos do curso de mecânica de aeronaves do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). Eles atuarão de forma voluntária.
A estimativa é de que o restauro dure 90 dias, com o retorno do Bandeirante ao parque até 27 de julho, aniversário de 250 anos cidade.
O Bandeirante foi instalado no parque em 1981. Ele é um símbolo da aeronáutica brasileira - no dia 22 de outubro, serão celebrados 49 anos do primeiro voo da aeronave fabricada pela Embraer.
Parque
Localizado na Vila Adyana, região central da cidade, o Parque Santos Dumont ocupa uma área de 46,5 mil metros quadrados, com área verde, pista para caminhada, equipamentos de ginástica, pista de skate e playground.
No local também funcionam duas escolas municipais. Além do avião Bandeirante, o parque abriga outros modelos aeronáuticos, como a réplica do 14 Bis e maquetes de foguetes da família Sonda. Por dia, cerca de 500 pessoas visitam o parque.
0 comentários:
Postar um comentário