Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

C-130 da FAB transporta Força Nacional para Alta Floresta para evitar invasões em usina


Sab 14/10/2017 - Para evitar futuras invasões na Usina São Manoel localizada entre Alta Floresta e Paranaíta, o juiz da 2ª vara Federal de Sinop, Marcel Queiróz Linhares, emitiu um mandado de segurança e solicitou a presença da Força Nacional Brasileira (FNB).

Quem encaminhou o pedido à Justiça foi a própria empresa que administra o empreendimento. Na tarde desta quinta (12), uma aeronave com uma equipe da FNB aterrissou no aeroporto de Alta Floresta, para evitar danos ao patrimônio e garantir o direito de ir e vir dos funcionários da usina.

Em julho, cerca de 200 índios das etnias Kayabi, Munduruku e Apiakás, ocuparam o canteiro de obras da usina que é construída no rio Teles Pires na divisa com o Pará.

Os indígenas exigiam que a aprovação de qualquer obra em território indígena ou em área que cause impacto aos povos seja submetida à consulta e aprovação prévia das comunidades tradicionais.

Outra reivindicação foi a cobrança de maior agilidade na implantação dos projetos de compensação do Plano Básico Ambiental (PBA). Após reuniões a comunidade indígena desocupou o canteiro de obras e a situação foi normalizada.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário