Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Justiça anula absolvição de pilotos de jato que colidiu com avião da Gol

Decisão de desembargadores do TRF ainda permite recurso ao STJ.
Acidente, que aconteceu em setembro de 2006, deixou 154 mortos.

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, que fica em Brasília, decidiu anular nesta terça-feira (12) a decisão de um juiz do Mato Grosso, que determinava a absolvição de dois pilotos norte-americanos que estavam no Legacy que colidiu com um Boeing da Gol em setembro de 2006.



Eles são acusados de negligência no episódio. Mas, em dezembro de 2008, o magistrado do MT considerou que Joseph Lepore e Jan Paladino não haviam sido negligentes na comunicação com o controle aéreo.



Segundo o TRF, com a suspensão da absolvição, o processo retorna para a primeira instância. Os advogados dos pilotos ainda podem entrar com recurso no Superior Tribunal de Justiça para tentar reverter a decisão.

Os desembargadores do TRF, no entanto, mantiveram a absolvição dos controladores Felipe dos Santos Reis e Leandro Santos. Lucivando Tibúrcio continua respondendo por imperícia.

O advogado Theo Dias, que defende os pilotos americanos, considerou a decisão da Justiça “equivocada.” “O acidente decorreu de falhas sistêmicas do controle de tráfego aéreo”, afirmou. Dias disse que vai analisar a decisão para saber se recorre ou não. Os pilotos ainda respondem por outras acusações.

Os dois aviões se chocaram no espaço aéreo do Mato Grosso em setembro de 2006. O Boeing da Gol fazia a rota Manaus-Brasília-Rio de Janeiro e o jato Learjet havia saído de São José dos Campos com destino aos Estados Unidos. Nenhum dos 154 passageiros e tripulantes do vôo da Gol sobreviveram. Os pilotos americanos conseguiram pousar o avião em uma base aérea na região.
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário