Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Grupo alemão vai preparar curso de pilotos em Minas

Marta Vieira

O governo de Minas Gerais assina acordo nesta quinta-feira com a Lufthansa Technical Training prevendo a aplicação do know-how reconhecido no mundo da empresa do grupo alemão no trabalho de certificação e montagem da grade dos cursos de formação de tecnólogos em aeronáutica que serão atendidos no Centro de Capacitação Aeroespacial do estado, ainda em fase de projeto. O memorando de entendimentos é a primeira iniciativa concreta para a criação do centro de referência em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O subsecretário de Estado de Assuntos Internacionais, Luiz Antônio Athayde, recebeu na semana passada o projeto urbanístico da instituição de ensino que libera os técnicos da administração estadual para definir a estrutura do terreno já disponível e pôr em prática o plano de obras.

Todo o esforço, segundo o secretário, está sendo feito para que as obras comecem no primeiro trimestre do próximo ano. “O importante no contrato com a Lufthansa é que a empresa vai transferir para Minas todo o conhecimento do centro de capacitação de Hamburgo, um dos dois melhores do mundo nessa área”, afirmou Luiz Antonio Athayde. Debaixo do guarda chuva de entendimentos com a Lufthansa Technical Training, será firmado o primeiro contrato com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para que a empresa trabalhe na certificação e na grade curricular, contando com recursos injetados pela Fundação de Amparo à Pesquisa no estado (Fapemig).

Lançado em fevereiro, o Centro de Capacitação Aeroespacial de Minas fornecerá mão de obra e vai abrigar pesquisas na área de aeronáutica, com a meta de acompanhar o crescimento das companhias de aviação. A Gol e a Trip Linhas Aéreas instalaram centros de manutenção de suas aeronaves de médio porte no entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de Confins, na Grande BH, e a expectativa é de que o estado atraia outros empreendimentos do setor. O projeto do governo estadual deverá custar R$ 6 milhões numa área de 781 mil metros quadrados de Lagoa Santa.

Luiz Antônio Athayde confirmou, ontem, a instalação de um laboratório de aviônicos e fuselagem para o treinamento de mecânicos conduzido pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). Outra área está sendo preparada para receber simuladores de voos, mas os nomes das empresas que estão negociando com o governo estadual ainda são mantidos em sigilo. O centro terá lotes disponíveis para investimentos de empresas aéreas, universidades e a própria indústria aeronáutica.

Ambicioso, o projeto contempla, ainda, espaço reservado para hotéis, prédios comerciais de representação das indústrias aeronáuticas, centro de convenções e áreas para suporte a treinamentos. Outra iniciativa é a do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, a escola de formação de oficiais da Força Aérea Brasilieira (FAB), que iniciou obras de nova sede em Lagoa Santa, com previsão de término em 2012

Fonte: Jornal Estado de Minas
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário