Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Reforma de Confins é adiada outra vez

Infraero informa que edital de licitação das obras do terminal 1, previsto para ser lançado este ano, terá de passar por ajustes

Paulo Henrique Lobato - Estado de Minas

Geórgea Choucair - Estado de Minas

Publicação: 30/12/2010 07:05 Atualização: 30/12/2010 07:43

Em meio ao caos aéreo, com dias de seguidos cancelamentos de voos, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande Belo Horizonte, ainda enfrenta atraso nas obras de melhoria da infraestrutura. O edital de licitação para modernização e ampliação do terminal 1, previsto para sair nessa quarta-feira (29), foi adiado mais uma vez, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestutura Aeroportuária (Infraero) em Belo Horizonte. O edital ainda precisa de alguns ajustes e não tem nova data para ser lançado.

A ampliação do terminal 1 está orçada em R$ 238 milhões. O prazo estipulado pela Infraero para a realização das obras seria de três anos. Ou seja, para que o terminal esteja pronto até a Copa de 2014 e opere com tranquilidade durante o mundial de futebol, as obras do terminal teriam que começar antes do segundo semestre de 2011. “Na verdade, esta reforma já está atrasada, pois deveria ter começado mesmo em setembro deste ano. O planejamento do prazo de obras vai ter que ser modificado. Mas acho que a Infraero está prevendo isso e não vai querer ser o patinho feio dessa história”, afirma Ronaldo Jenkins, diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea).



Saiba mais...
Projeto prevê construção de segunda pista em Confins
Confins tem o maior índice de atrasos do país
Aeroporto de Confins tem um dos piores índices de atrasos do país
Aeroporto de Confins tem o pior dia de caos
Confins tem aumento de passageiros e voos, mas investimento é insuficiente E além de estar atrasada, a obra de ampliação do terminal 1 não deve ser suficiente para atender a demanda até a Copa. O alerta é do subsecretário de assuntos internacionais do governo, Luiz Antônio Athayde. O terminal 1 tem hoje capacidade para 5 milhões de passageiros ao ano e deve saltar para 8,5 milhões com a obra de modernização. Mas, desde já, opera saturado. Somente de janeiro a novembro deste ano, o aeroporto transportou 6,5 milhões de passageiros, volume bem maior do que a capacidade do terminal. “A demanda de passageiros vem crescendo cerca de 25% ao ano e vai encontrar esse terminal em obras. E quando ficar pronto, a demanda vai ser em torno de 11 milhões de passageiros, acima da capacidade”, calcula Athayde.

O governo de Minas entregou à Infraero um projeto preliminar para a construção do terminal 2 em Confins, orçado em cerca de US$ 200 milhões (cerca de R$ 350 milhões). O novo terminal ampliaria a capacidade do aeroporto para 10 milhões de passageiros ao ano. O governo ressalta a urgência do início das obras não só do terminal 1, como também do 2. “O tráfego de passageiros deve crescer e ultrapassar 12,5 milhões ao ano em Confins em 2014. Esperamos que haja uma sensibilidade da Infraero para licitar o terminal 2 até o fim de 2011, pois essas obras não atrapalham o andamento do 1 ”, ressalta Athayde. Segundo ele, Confins é o aeroporto que mais cresce no país “O aeroporto é a grande mola de desenvolvimento do Vetor Norte. É a ponte de distribuição da malha aérea nacional e regional”, observa.

Nos últimos dois anos, já foram criados 7 mil empregos no Vetor Norte. Estudo encomendado pelo governo para uma consultoria de Cingapura aponta que a região tem perspectivas de gerar mais 15 mil empregos até 2014. “Mas serão necessárias as obras do terminal 2, não podemos ter nossas agendas baseadas em improvisações”, diz Athayde.

Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário