Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Espaço aéreo de Teresópolis será controlado para evitar acidentes, diz general

Daniel Milazzo
Enviado especial do UOL Notícias O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general José Elito Carvalho Siqueira, afirmou que terá início ainda neste domingo (16) um controle do espaço aéreo de toda a região serrana do Rio de Janeiro.

Tragédia das chuvas no Rio de JaneiroFoto 151 de 205 - 16.jan.2011: As fortes chuvas causaram destruição no centro da cidade de Nova Friburgo, no Rio Fabiana Uchinaka/UOL NotíciasSegundo o general, a medida pretende tornar eficiente a operação de aeronaves para evitar acidentes devido ao grande número de helicópteros e aviões que estão na região.

LEIA MAIS
Veja mais de 100 fotos da tragédia
Saiba como ajudar as vítimas das enchentes
Você Manda: fez fotos ou vídeos dos estragos causados pelas chuvas? Envie para o UOL
Deslizamento no Rio de Janeiro está entre os dez piores do mundo, diz ONU
Tragédia tem efeito devastador no turismo e na vida cultural
2011 deve ser marcado por eventos climáticos extremos, diz especialista
Previsão de temporais será mais precisa a partir de 2012, afirma Inpe
"La Niña" explica inundações em vários países
Projetos antienchente ficam parados no Congresso
“Pelo volume de helicópteros, se tivéssemos tido tempo bom nos últimos dias estaríamos correndo grande risco. Como o mau tempo limitou o vôo, temos que nos preparar para quando o tempo melhorar”, disse o general.

Ele explica que serão criados corredores aéreos para definir a movimentação dos helicópteros. As aeronaves terão rotas definidas desde a capital até a região serrana.

Esse controle também estabelece um protocolo que alinhe as operações de pouso e decolagem de cada aeronave.




O general Elito foi taxativo ao dizer que os reforços humano e material disponibilizados pelas forças armadas já estão prontos para agir na região e executar as ações necessárias.

As prioridades ainda são: a retirada de pessoas de regiões isoladas, e a busca de corpos; e o transporte de equipes de salvamento e de donativos as regiões de difícil acesso.

“O mais importante da nossa presença não é dizer o que fazer, muito pelo contrário. Quem sabe realmente quais são os problemas é o prefeito e sua equipe que conhecem a área. Cabe a nós maximizar a vontade do prefeito e autoridades em apoiar a população. O objetivo maior é minimizar a dor da forma mais rápida possível”, declarou.

Neste domingo, foi criado um centro de coordenação operacional em Teresópolis (RJ). O comando cabe ao prefeito, que contará com o apoio de todos os órgãos e forças do governo.

O general visitou a região a pedido da presidente Dilma Rousseff.
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário