Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Monomotor que caiu em Goiás e matou 4 não tem registro, diz Anac


Aeronave fazia voos panorâmicos em Acreúna, no sudoeste do estado.
Imagem mostra as vítimas momentos antes da decolagem, no domingo (9).

Elisângela NascimentoDo G1 GO, em Acreúna
36 comentários
Avião monomotor que fazia voo panorâmico cai e mata quatro pessoas em Acreúna, Goiás (Foto: Elisângela Nascimento/G1)Avião monomotor que fazia voo panorâmico caiu em Acreúna (Foto: Elisângela Nascimento/G1)
O avião monomotor que caiu em Acreúna, no sudoeste de Goiás, e matou quatro pessoas, na tarde de domingo (9), não tem registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O G1entrou em contato com a assessoria de imprensa da Anac, na manhã desta segunda-feira (10), e confirmou a informação inicialmente dada pelo major Misshel Faria, comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Helena, que atendeu à ocorrência. “O prefixo N1009F, que está na aeronave, não existe. Como o avião veio dos Estados Unidos, provavelmente não está homologado para voar no Brasil”, explicou.
No acidente, que ocorreu logo após a decolagem, por volta das 17h30, morreram as irmãs Francielle Alves Freitas, 19 anos, e Andressa Alves Freitas, de 14 anos, a bancária Nívia Maria Gomes Barros, 24 anos, e o piloto Gary Paulo Costa e Silva, de 42 anos. Segundo testemunhas, ele vendia voos panorâmicos na cidade, pelos quais cobrava R$ 50.
Ao chegar ao local do acidente, no pasto de uma fazenda próxima à GO-513, que liga Acreúna ao distrito de Arantina, o major Faria disse que a maior preocupação foi evitar explosões. “Havia a ameaça de incêndio porque vazou muito combustível da aeronave. Para complicar, o tempo está seco e a pastagem, totalmente propícia à propagação das chamas. Então, jogamos água”, lembra.
Todas as vítimas foram retiradas do avião, sem dificuldades, enquanto a equipe do Corpo de Bombeiros aguardava a chegada do Instituto Médico Legal (IML) de Rio Verde. “Tentamos preservar ao máximo o local, sem modificar nada. Mas precisávamos retirar os corpos, pois o risco de explosão era grande”, argumentou o major Faria. A retirada dos corpos pelo IML aconteceu às 22h.
Segundo ele, não é possível falar em possíveis causas para o acidente. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi avisado logo após o acidente e deve analisar o caso, informou.
Nívia Maria Gomes Barros, vítima do acidente com o aviaõ monomotor em Acreúna, Goiás (Foto: Renato Alves Feitosa/Arquivo pessoal)A bancária Nívia Barros, 24 anos, na noite anterior ao acidente (Foto: Renato Alves Feitosa/Arquivo pessoal)
Próximo da fila
O gerente financeiro Abias Garcia Gomes, de 31 anos, estava no local do acidente e seria o próximo a fazer o voo panorâmico. Ele foi convidado para o passeio pelos amigos, a bancária Nívia, que morreu na queda da aeronave, e pelo namorado dela, Renato Alves Feitosa, de 28 anos. “Eu estava em casa quando eles me ligaram para voar. Encontrei com eles por volta das 16h e entrei na fila. Faltava uma pessoa para completar o voo e a Nívia foi. Eu seria o próximo a voar”, recorda-se.
Eu seria o próximo a voar"
Abias  Gomes
De acordo com Abias, o piloto do monomotor, Gary Paulo Costa e Silva, era amigo da família de Renato: “Eles se conheciam há muito tempo. Eram amigos”. A queda do monomotor, calcula, aconteceu menos de um minuto após a decolagem.
“O avião fez uma conversão à esquerda, pois iria voltar em direção à cidade, mas não voltou. Ele sumiu no meio do mato. Ouvimos um barulho, não muito alto, mas, como ele desceu e não subiu, fomos todos atrás. Chegamos no local da queda menos de trinta segundos depois”, descreveu.
Piloto experiente
Em entrevista ao G1, o pai do piloto Gary Paulo, Aniceto de Oliveira, confirmou que o filho comprou o monomotor nos Estados Unidos e o trouxe para o Brasil. “Ele mesmo veio pilotando”, revela. Também piloto, o pai de Gary afirmou que o filho tinha mais de 10 anos de experiência e 2 mil horas de voo. Garantiu ainda que o avião era muito seguro e equipado.
Avião monomotor que fazia voo panorâmico cai e mata quatro pessoas em Acreúna, Goiás (Foto: Renato Alves Feitosa/Arquivo pessoal)O piloto e as três jovens momentos antes da decolagem (Foto: Renato Alves Feitosa/Arquivo pessoal)
Segundo Aniceto, Gary morava em Pontalina, no sul do estado, e foi para Acreúna fazer os passeios panorâmicos por causa do movimento da 14ª Exposição Agropecuária da cidade (Expoacre), que terminou no domingo (9). "Ele tem uns amigos aqui que o convidaram para fazer os voos", explicou.
Salomão Batista Freitas, pai de duas vítimas do acidente com monomotor em Acreúna, Goiás (Foto: Elisângela Nascimento/G1)Salomão Batista Freitas, pai de duas vítimas do
acidente (Foto: Elisângela Nascimento/G1)
Aniversário
Pai de Francielle e Andressa, o gerente de fazenda Salomão Batista Freitas, 39 anos, levou as filhas para o passeio e assistiu à queda da aeronave. Enquanto esperava a remoção dos corpos, ele conversou com oG1 e lamentou: "Meus ourinhos estão alí".
Salomão conta que pagou R$ 50 para cada uma filha fazer o voo panorâmico, que seria de 5 minutos. As jovens, lembra, estavam muito animadas, principalmente Francielle, que era casada com Rogério Martins da Costa e deixou uma filha de 5 meses de idade.
Andressa, que completou 14 anos no sábado (8), insistiu para ir junto com a irmã, segundo o pai. Salomão disse que chegou a ponderar com a filha, que ela poderia enjoar, mas a adolescente brincou: "Se eu enjoar, vomito em cima da minha irmã".
Ainda no local do acidente, Salomão não se conteve ao ver os corpos das filhas sendo levados pelo IML e chorou. “Não me importo se há risco em ficar aqui. Se for pra morrer junto com elas, não tem problema”, desabafou, ao ser alertado pelo Corpo de Bombeiros sobre a possibilidade de haver algum tipo de explosão no local.
Para ler mais notícias de Goiás, clique em g1.com.br/goias. Siga também o G1 Goiás noTwitter e por RSS.
Avião monomotor que fazia voo panorâmico cai e mata quatro pessoas em Acreúna, Goiás (Foto: Elisângela Nascimento/G1)Avião monomotor caiu com as rodas para cima e se partiu (Foto: Elisângela Nascimento/G1)

Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário