Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Mau tempo causa cancelamento de voos e caos no Santos Dumont


Até as 17h, 76 voos haviam sido cancelados e 48 estavam atrasados.
Passageiros fazem longas filas e sentam no chão para esperar.

Isabela Marinho e Lívia TorresDo G1 Rio
Comente agora
Painel exibe a mensagem de atraso devido ao mau tempo (Foto: Lívia Torres/G1)Painel exibe a mensagem de atraso devido ao mau tempo (Foto: Lívia Torres/G1)
Saguão do Santos Dumont, às 15h50 (Foto: Lívia Torres/G1)Saguão lotado às 15h50 (Foto: Lívia Torres/G1)
Mãe e filha aguardam, no chão, a transferência para o Galeão (Foto: Lívia Torres/G1)Mãe e filha aguardam, no chão, a transferência
para o Galeão (Foto: Lívia Torres/G1)
Teresa Cristina é uma das 'vítimas' das longa filas (Foto: Reprodução / Twitter)Teresa Cristina postou reclamações no Twitter
(Foto: Reprodução / Twitter)
Devido ao mau tempo no Rio, o Aeroporto Santos Dumont, no Centro, teve 76 voos cancelados e 48 atrasados, até 17h desta sexta-feira (17), de acordo com a Infraero. O terminal fechou para pousos e decolagens às 6h45. Às 15h54, apenas as decolagens foram autorizadas, com auxílio de instrumentos.

Até as 15h, Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), para onde muitos voos foram transferidos do Santos Dumont, também operava por instrumentos. O terminal teve quatro voos cancelados e 23 atrasados, entre 92 previstos (veja a situação dos aeroportos no país).
Espera no chão
Elizabete Tuma e a filha Jane esperaram sentadas no chão para embarcarem rumo a São Paulo, onde farão conexão para pegar um voo para a África do Sul. "O voo sairia às 14h40 e não sei que horas sairá mais. Teremos que ir para o Galeão", conta a mãe.
A cantora Angela Rô Rô, que se apresenta no Viradão em São Paulo, às 3h da madrugada de sábado (19), estava na fila do embarque para um voo para a capital paulista. A atriz Marisa Orth também aguardava para embarcar para a cidade, onde mora. No ar em "Sangue Bom", ela disse que gostaria de chegar em casa a tempo de assistir a novela, às 19h20.
Em sua página no Twitter, a cantora Teresa Cristina reclamava da confusão na devolução das bagagens. "Santos Dumont devolvendo TODAS as malas de TODOS os vôos cancelados ao mesmo tempo! ZONA TOTAL", postou. Antes, havia ironizado a espera: "Status: morando no aeroporto. Uma delícia, só q ao contrário."
O passageiro Gilberto da Silva Jr. tinha uma passagem para o voo 3913 da TAM para São Paulo às 10h15 da manhã desta sexta. Às 16h, ele, que veio a trabalho ao Rio, teve que comprar outra passagem para retornar no sábado (18). "Perdi um dia de trabalho. Comprei outro com saída pelo Galeão, que é para não ter este problema novamente", disse Gilberto, que desistiu de pegar o voucher oferecido pela TAM para ficar hospedado em um hotel até sábado porque a fila era muito grande.
Shows cancelados
Os músicos Rogério Caetano, Luis Barcelos e Makley Matos iriam se apresentar às 21h desta sexta em Goiânia. O voo 3022 da TAM estava marcado para as 7h06 e eles chegaram ao Santos Dumont às 6h. Até as 17h, não havia previsão para os músicos embarcarem e o show teve que ser remarcado para sábado (18).
"Tomara que a gente não perca para amanhã. E o pessoal quer fazer Copa do Mundo. Imagina como vai ser? Ninguém nos deu informação, nem satisfação. Estamos em busca dela",  disse Rogério.
Também devido à chuva, o show de Lulu Santos em Itaboraí, na Região Metropolitana, foi adiado deste sexta para domingo.
Alerta máximo em rio
A forte chuva que cai no Rio desde a madrugada desta sexta deixou a cidade em estágio de atenção e causa riscos de deslizamentos. Na Baixada, o Rio Capivari, em Caxias, entrou emalerta máximo para transbordamento.
Parte dos bairros de Jacarepaguá e Campo Grande, na Zona Oeste, e Bonsucesso, na Zona Norte, estavam sem energia, por volta de 12h10, segundo a Light. Trechos de Mesquita e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, também foram afetados.

Ventos fortes
O Centro de Operações Rio informou que ventos de até 46,3 quilômetros por hora foram registrados na cidade na estação da Aeronáutica em Santa Cruz, na Zona Oeste. O registro, que é considerado de intensidade moderada, foi feito às 6h, de acordo com o órgão.
Passageiros aguardavam na fila do Santos Dumont (Foto: Isabela Marinho/G1)Passageiros aguardavam na fila do Santos Dumont (Foto: Isabela Marinho/G1)
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário