Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Brasil quer vender aviões para Índia


Na tentativa de trazer investimentos para o Brasil, o presidente Michel Temer deve fechar novos acordos com a Índia nesta segunda-feira. Numa reunião com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, ele negociará aeronaves da Embraer.

Outro tema de interesse é concluir o processo de ratificação do acordo de serviços aéreos assinado em 2011 com a Índia. Foi firmado há cinco anos, mas ainda não está em vigor. O texto está no Congresso Nacional desde maio de 2016. No entanto, um memorando de entendimento entre Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a análoga indiana pode fechar um acordo que substitua isso. Temer deve pedir que o governo indiano incorpore sugestões da Embraer no plano de conectividade regional atualmente em elaboração pelo governo indiano de modo que se possa abranger aeronaves com até 140 passageiros.

Há também o desejo de as empresas aéreas brasileiras o indianas operarem rotas entre os dois países, firmar cooperação bilateral de biocombustíveis, incluindo de segunda geração e outras fontes renováveis de energia solar e eólica. Temer deve conversar ainda sobre cooperação para produção de equipamentos militares KC-390 (avião de transporte e reabastecedor), o EMB-314 (Super Tucano) e até a aquisição de desenvolvimento da nova versão do caça Gripen NV (da fabricante sueca Saab, mas que será produzido no Brasil).

O Brasil está disposto a discutir os termos de uma eventual parceria ou participação brasileira no empreendimento do Gripen inclusive com previsão de transferência de tecnologia. O governo brasileiro comprou 36 aeronaves por US$ 4,6 bilhões. O desenvolvimento da aeronave contará com uma equipe de 350 brasileiros na Suécia até 2022 e deve gerar cerca de US$ 9 bilhões. As últimas 15 unidades serão fabricados no Brasil. Ainda há possibilidade de desenvolvimento de uma versão naval de porta-aviões.A Força Aérea Brasileira tem interesse em aprofundar o conhecimento do programa espacial indiano. Governo quer capacitação do veículo lançador de satélite.

Fonte: O Globo

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário