Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Airbus A350-1000 faz seu primeiro voo em Toulose na França


O primeiro Airbus A350-1000, número de série MSN59, decolou para seu voo inaugural de Blagnac em Toulouse as 10.42am hora local.

Equipado com motores Rolls-Royce Trent XWB-97, o widebody voou sobre o sudoeste da França para o seu primeiro vôo, atingindo uma altura máxima de 27.000 pés.

A tripulação do cockpit incluiu os pilotos de teste experimental Hugues Van Der Stichel e Frank Chapman e o engenheiro de testes Gerard Maisonneuve.

O início do programa de teste de voo do -1000 segue a introdução em serviço da variante A350-900, que iniciou o programa de teste de voo em 2014 que, em última análise, incluía cinco aeronaves. O programa de teste de voo do -1000 será mais curto - menos de um ano - e compreende três aeronaves.

"O A350-1000 é o maior bimotor que já construímos", afirmou Francoise Caudron, vice-presidente do Airbus SVP, durante um briefing em Toulouse na quinta-feira. Ele disse que a entrada em serviço estava prevista para o segundo semestre de 2017. Até à data, a Airbus tem encomendas para 195 -1000 para 11 clientes, oito dos quais também são clientes da versão -900. O fabricante entregou 49 A350-900s com outro 755 em backlog.

Caudron disse que o -1000 é um substituto para o Boeing 777-300ER e um rival para o novo Boeing 777-9X. Caudron elogiou a queima de combustível 25% melhor do A350-1000 sobre 777-300ER apesar do tamanho similar com o -1000 que tem uma capacidade para 366 assentos.

O segundo avião a juntar-se ao programa de teste de vôo -1000 será o MSN71, que realizará testes especializados como o tempo frio. O terceiro avião será o MSN65, que será equipado com uma cabine de passageiros.

A Airbus reconheceu que está sob pressão da Singapore Airlines para desenvolver uma terceira variante do A350, apelidado de -2000, mas o fabricante está relutante em correr para uma decisão de lançamento. "Nós não vemos a necessidade de um A350-2000, com o mercado ideal para o -1000", disse Caudron quinta-feira.

Falando aos jornalistas na semana passada em Manila, os clientes da Airbus COO, John Leahy, disseram que a Singapore Airlines era um cliente muito importante, mas uma decisão de lançamento do 2000 precisava ter mais de um cliente.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário