Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Série Área Restrita do canal Discovery vai mostrar bastidores do aeroporto de Guarulhos


Diariamente, cerca de 250 000 pessoas circulam pelos três terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Mais de 2 000 câmeras monitoram sem intervalo o movimento desse público — maior que a população de algumas cidades do interior, como Araraquara e São Carlos.

Em grande parte do tempo, a equipe do Centro de Controle Operacional fica de olho em situações corriqueiras, a exemplo de despedidas emocionadas de viajantes ou da espera pelas malas, após o voo, de passageiros entediados. Vez ou outra, porém, o clima esquenta e surgem cenas dignas de enredos cinematográficos.

Com estreia prevista para o dia 29, no canal a cabo Discovery, a série Aeroporto: Área Restrita mostra os bastidores do lugar. Os doze episódios, gravados entre julho e novembro de 2016, compilam curiosidades da operação geral e dos mecanismos de segurança. Foram cerca de 300 horas de gravações.


O crime mais cometido no pedaço é, de longe, o tráfico de drogas. Em 2016, a Polícia Federal realizou 262 flagrantes desse tipo de delito. Nesse período, a apreensão de cocaína, o principal entorpecente por ali, bateu recorde. Foram 2 toneladas recolhidas. O problema continua enorme.

Em 2017, até a semana passada, a conta já somava 820 quilos. O número vem crescendo desde 2012, quando a marca de 1 tonelada, pela primeira vez, foi registrada. No ano seguinte, o espaço acabou sendo privatizado e a administração, que estava nas mãos da Infraero, tornou-se responsabilidade do consórcio Invepar, formado por duas empresas sul-africanas de investimentos, que reforçaram a vigilância.

No primeiro episódio do programa, por exemplo, o grupo de filmagens exibe a prisão de um francês que carregava 5 quilos do pó em uma caixa de som. Em outra gravação, vê-se uma brasileira detida com aproximadamente 300 cápsulas da substância coladas com fitas no corpo.

Ajuda a inflar as estatísticas o fato de Cumbica ser o campeão em número de conexões entre os aeroportos da América Latina. Em volume de passageiros, ocupa o segundo lugar do ranking. Perde apenas para o Benito Juárez, na Cidade do México. Traz a rota ideal para o tráfico da cocaína produzida na Colômbia e na Venezuela em direção à Europa.

Desse último continente, costumam desembarcar por aqui drogas sintéticas, entre elas ecstasy e GBL. Todo o material recolhido é encaminhado para incineração. “Tomamos cuidado para não revelar nas gravações informações sigilosas, o que poria em risco os agentes envolvidos”, afirma o policial federal Evodio Filho, incumbido da operação de transporte de entorpecentes.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário