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Airbus Helicopters apresenta conceito de helicóptero veloz


A Airbus Helicopters revelou no show aéreo de Paris a configuração aerodinâmica do demonstrador de alta velocidade que está desenvolvendo como parte do programa de pesquisa europeu Clean Sky 2. Apelidado de RACER (Rapid And Cost-Effective Rotorcraft), este demonstrador incorporará uma série de recursos inovadores e será otimizado para uma velocidade de cruzeiro de mais de 400 km/h. Ele tentará alcançar o melhor resultado entre velocidade, custo-eficiência, sustentabilidade e desempenho de missão. A montagem final do demonstrador deverá começar em 2019, com um primeiro voo no ano seguinte. Veja a seguir um vídeo divulgado pela Airbus Helicopters.

“Hoje, desvendamos nossa visão ousada para o futuro dos helicópteros de alta velocidade”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus Helicopters. “Este novo projeto, que reúne as habilidades e know-how de dezenas de parceiros europeus através da iniciativa Clean Sky 2, tem como objetivo aumentar a velocidade e alcance ao melhor custo, graças a uma fórmula aerodinâmica simples, segura e comprovada. Isso abrirá caminho para novos serviços sensíveis para 2030 e além, estabelecendo novos padrões de referência para o transporte de helicópteros de alta velocidade”.

O demonstrador RACER será construído em torno de uma arquitetura simples, baseado no modelo H160, garantindo segurança e custo-eficiência. Um design inovador de “caixa-asa”, otimizado para eficiência aerodinâmica, proporcionará sustentação no modo de cruzeiro, ao isolar os passageiros durante as operações no solo dos rotores laterais “impulsionadores” projetados para gerar empuxo no voo para a frente.


Otimizado para desempenho e baixa assinatura acústica, esses rotores laterais, bem como o rotor principal, terão a potência de dois motores RTM322. Um “modo ecológico” será testado pelo fabricante do motor para demonstrar um “acionamento e desligamento” eletricamente de um motor em voo, gerando economias de combustível e aumentando o alcance. O demonstrador do RACER também se beneficiará de uma estrutura de material metálico-composto híbrido, especificamente projetada para baixo peso e baixos custos recorrentes. Também será equipado com uma nova geração elétrica de corrente contínua de alta tensão, o que contribuirá significativamente para a redução do peso.

  Com base no sucesso do autofinanciado demonstrador X3, que validou a configuração aerodinâmica “composta” – uma combinação de um rotor principal tradicional e rotores laterais inovadores – o projeto RACER aproximará este conceito de um projeto operacional e demonstrará sua adequação para um amplo espectro de missões onde o aumento da velocidade e da eficiência proporcionará um valor agregado significativo para cidadãos e operadores. Este é especialmente o caso dos serviços médicos de emergência e operações de busca e salvamento, bem como para serviços públicos, transporte aéreo comercial e aviação privada e comercial.



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Sobre Alexandre Marques

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