Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Alunos do Cephas e voluntários atuam no restauro de protótipo do Bandeirante


Sab 17/6/2017 - Será entregue até o dia 27 de julho, data do aniversário de São José dos Campos, o protótipo do avião Bandeirante totalmente restaurado. O modelo foi retirado do Parque Santos Dumont para passar por um processo de lixamento no hangar do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica).

O protótipo irá passar no próximo sábado (24) por um processo de restauro na pintura, mantendo as cores originais do modelo -- azul, amarelo, vermelho e preto. Posteriormente, será realizada a remontagem do avião e a montagem do interior.

O restauro acontece no mesmo local em que o avião foi construído, o hangar do DCTA, e é executado por voluntários, que são ex-funcionários da Embraer (pintores e mecânicos) e alunos do curso de manutenção de aeronaves do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Trabalho Histórico

José Roberto Cruz Vidal, 62 anos, é ex-funcionário da Embraer e trabalhou na construção do modelo na década de 70 e destaca a importância do restauro do Bandeirante para São José e para o Brasil.

"Trabalhei na construção do Bandeirante e agora estou tendo a oportunidade de ajudar no projeto de restauro deste avião histórico, passando para os alunos do Cephas os conhecimentos que adquiri em 43 anos de Embraer. Fico feliz de poder dar esta contribuição para São José e para o Brasil", disse José Roberto.

Os alunos do Cephas também estão empolgados com os conhecimentos que estão adquirindo e com a oportunidade de fazer parte da história da aviação.

"É uma experiência muito rica poder conviver com este pessoal que trabalhou tanto tempo na Embraer. É muito bom fazer parte da história e dar minha contribuição para a aviação, para São José e para o Brasil", disse o estudante Alex de Souza Leandro, 22 anos.

"Estou aprendendo bastante. É um marco histórico o restauro do Bandeirante e fico feliz de estar participando deste trabalho", afirmou a estudante Cíntia Santos, 23 anos.
Bandeirante - Restauro

Ícone da Aeronáutica

O Embraer EMB-110, mais conhecido por Bandeirante, é um avião com capacidade de 15 a 21 passageiros, para uso civil ou militar, desenvolvido pela Embraer. O primeiro voo ocorreu no dia 22 de outubro de 1968 e a partir de maio de 1971, teve início a produção em série do avião.

O Bandeirante é um ícone da aeronáutica brasileira. Até o encerramento da produção, no final de 1991, foram construídas 498 unidades, vendidas para diversos países.

O protótipo que passa por restauro em São José dos Campos foi instalado no Parque Santos Dumont em 21 de fevereiro de 1981. Atualmente o primeiro protótipo se encontra em exposição no Musal (Museu Aeroespacial), no bairro do Campos dos Afonsos, na capital do estado do Rio de Janeiro.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Alexandre Marques

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário