Dom 25/6/2017 - Um avião C-97 Brasília (Embraer 120) matrícula Fab 2002 da Força Aérea Brasileira (FAB) precisou fazer um pouso forçado na Base Aérea do Galeão, Zona Norte do Rio, depois de ter o trem de pouso danificado ao colidir contra um animal. Ninguém ficou ferido.
Segundo a Força Aérea Brasileira, a aeronave operada pelo Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3° ETA) da FAB, colidiu com um animal ao decolar da Base Aérea de Santa Cruz, na zona Oeste do Rio, por volta das 18h40, deste sábado (24), danificando a perna esquerda do trem de pouso principal. Nenhum dos ocupantes ficou ferido.
Como procedimento de segurança, a aeronave precisou continuar no ar por quase 3 horas para gastar o combustível. O pouso foi direcionado para o Galeão, onde o plano de emergência de aeródromo foi acionado para prestar a assistência necessária.
O pouso ocorreu às 21h21. Segundo a FAB, o trem de pouso recolheu parcialmente e a aeronave parou sobre a grama. A FAB destacou que os ocupantes não sofreram ferimentos. A tripulação estava em missão de treinamento sem passageiros a bordo.
Ainda segundo a FAB, a pista 15, na qual o pouso ocorreu, foi vistoriada, mas não houve impactos ao tráfego aéreo. A pista 10 do aeroporto operou normalmente para pousos e decolagens.
Detalhes
Um ouvinte que trabalha com segurança de voo e pediu para ter a identidade preservada revela que a colisão aconteceu com uma capivara. Ele afirma que seriam três tripulantes a bordo, sendo um instrutor, um piloto e um mecânico de voo:
"Ele colidiu com o trem de pouso esquerdo com uma capivara gigante vindo a quebrar o trem de pouso. Isso fez com que ele voltasse pra voo e ficasse voando em volta da Base Áerea de Santa Cruz para, até então, ver qual foi o dano. Logo em seguida decolou uma aeronave F-5 que constatou o problema no trem de pouso".
Após a constatação, o Corpo de Bombeiros foi acionado e se dirigiu para a Base Aérea do Galeão, onde o plano de emergência de aeródromo foi acionado para prestar a assistência necessária. A tripulação, que estava em treinamento de Toque e Arremetida, sem passageiros a bordo, realizou o procedimento de segurança para gastar o combustível remanescente por aproximadamente três horas.
O capitão da reserva da FAB José Luiz Magalhães explica que a realização da atividade acontece tanto à luz do dia como à noite e tem como objetivo preparar o piloto para os momentos de decolagem e pouso:
"As tripulações fazem manobras de pousos e decolagens repetidas. Ele faz a decolagem, faz o circuito de pouso da região e realiza manobras de pouso. Aí ele corre na pista, decola de novo e vai fazendo às vezes cinco, às vezes dez pousos e decolagens pra fins de instrução".
Após o pouso realizado às 21h21, já com o avião controlado, o trem de pouso recolheu parcialmente e a aeronave parou sobre a grama. A pista 15, na qual o pouso ocorreu, foi vistoriada e não causou impactos ao tráfego aéreo, uma vez que a pista 10 do aeroporto continuou operando normalmente para pousos e decolagens.
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