Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Aeroporto de Porto Alegre completa 77 anos


Seg 3/7/2017 - A Infraero celebra nesta segunda-feira (3/7) o aniversário de 77 anos do Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS). Uma das principais portas de entrada para a Região Sul, o Salgado Filho tem papel essencial na interação internacional, recebendo muitos passageiros do exterior, em especial de Buenos Aires, na Argentina, e de Montevidéu, no Uruguai. O terminal fica a menos de 10 quilômetros do centro de Porto Alegre e opera mais de 200 voos diários, atuando com as companhias aéreas Aerolíneas Argentinas; Azul; Copa; Gol; Avianca; Latam; Tap; Taca Peru e Total.

Com capacidade para receber 17 milhões de passageiros ao ano, o terminal liga a capital gaúcha a quatro destinos internacionais e a mais de 30 destinos nacionais. Somente no primeiro semestre deste ano, já passaram pelo local mais de 3 milhões de viajantes.

O superintendente do Salgado Filho, Wilson Brandt Filho, ressalta a importância do terminal. “O Aeroporto de Porto Alegre é um dos principais pontos de movimentação do Cone Sul e contribui para a ligação entre viajantes, mercados e destinos turísticos de países, estados e cidades”, ressalta.

O aeroporto gaúcho ainda conta com um acervo de arte com obras de importantes artistas brasileiros. No terceiro andar do terminal 1 está o intitulado “Todas as Horas”, de Carlos Vergara; e o “Ex-Orbis”, de Regina Silveira. Já no segundo pavimento se encontra o painel “Rio Grande do Sul”, de Mauro Fuke. Além disso, em 1953, o artista ítalo-brasileiro Aldo Locatelli retratou, no saguão do terminal 2, Ícaro com seu sonho de voar, Leonardo da Vinci e suas cartas de navegação e Santos Dumont com o 14 Bis.

Antes chamado Aeródromo de São João, o terminal passou a ter o nome de Aeroporto de Porto Alegre/Salgado Filho em 12 de outubro de 1951. Anos mais tarde, em 7 de janeiro de 1974, a Infraero assumiu a administração, operação e exploração comercial e industrial do aeroporto. Desde então, o terminal passou por inúmeras obras de ampliação, recuperação, drenagem, pavimentação, oferecendo assim maior capacidade e funcionalidade para a demanda aeroportuária.

Já os próximos investimentos a serem realizados no Salgado Filho serão de responsabilidade da empresa alemã Fraport, vencedora do leilão de concessão aeroportuário ocorrido em 16 de março deste ano. O terminal gaúcho já está em processo de concessão. A assinatura do contrato prevista para o dia 28 de julho.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário