Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Estudo diz que aumento da temperatura dificultará decolagem de aviões


Sab 15/7/2017 - Onda de calor provocou cancelamento de 43 voos em aeroporto no Arizona no dia 20 de junho. Ao esquentar, ar perde densidade e as asas perdem sustentação, impedindo decolagem com segurança.

O aumento das temperaturas devido ao aquecimento global pode causar problemas para a decolagem de aviões nas próximas décadas, advertiu nesta quinta-feira (13) um estudo após o cancelamento de vários voos no Arizona em meio a uma onda de calor.

Os cientistas alertam que se as emissões de gases de efeito estufa não diminuírem, a carga das aeronaves e/ou seu combustível deverão ser reduzidos em até 4% em alguns aviões nos dias mais quentes.

Nas horas mais quentes do dia, de 10% a 30% dos aviões deverão remover um pouco de combustível, carga ou passageiros, ou esperar que a temperatura diminua para voar, segundo o estudo publicado na revista Mudanças Climáticas ("Climatic Change").

"As restrições de peso podem impor um custo nada trivial às companhias aéreas e ter um impacto nas operações aéreas pelo mundo", disse Ethan Coffel, autor principal do estudo e aluno de doutorado na Universidade de Columbia, em um comunicado.

"Quanto antes o clima for incorporado nos planos de médio e longo prazo, mais eficazes serão os esforços de adaptação", afirmou.

Uma redução de 4% no peso pode implicar em 12 ou 13 passageiros a menos em um voo de 160 pessoas operado hoje em dia.

Ao esquentar, o ar perde densidade e as asas perdem sustentação. Dependendo de fatores como o tipo de aeronave e o comprimento da pista, um avião cheio pode ser incapaz de decolar com segurança se a temperatura subir demais.

O problema estará presente particularmente durante as ondas de calor. O estudo projeta que as temperaturas diárias máximas anuais em aeroportos subirão de quatro para oito graus centígrados até 2080.

O coautor do estudo e especialista em clima Radley Horton, da Universidade de Columbia, disse que alguns efeito podem ser mitigados com um novo motor, novos designers do corpo da aeronave ou pistas mais longas.

Outros pesquisadores já haviam alertado que as mudanças climáticas podem aumentar as turbulências perigosas e ventos que estenderiam os tempos de voo. Os aumentos crescentes no nível do mar já ameaçam inundar alguns grandes aeroportos, segundo o estudo.

Temperaturas extremas levaram a American Airlines a cancelar 43 voos de partida e chegada no aeroporto Phoenix Sky Harbor do Arizona em 20 de junho, quando o termômetro marcava um recorde de 49 graus Celsius.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário