Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Polícia da Austrália prende terroristas que planejavam derrubar avião


Dom 30/7/2017 - “Nos últimos dias, as autoridades tiveram conhecimento de uma informação que sugeria que algumas pessoas em Sidney estavam planjando cometer um ataque terrorista utilizando um dispositivo improvisado”, disse o comissário da polícia federal da Austrália, Andrew Colvin.

“Eu posso relatar que, na noite passada, foi realizada uma grande operação contraterrorista para impedir um plano terrorista de derrubar uma aeronave”, afirmou o premier Malcolm Turnbull em conversa com jornalistas.

O chefe do Governo australiano aconselhou os viajantes na Austrália a chegar aos aeroportos mais cedo que o habitual – duas horas antes da partida – para permitir revistas adicionais de segurança.

“As batidas policiais das últimas horas foram uma grande operação conjunta de combate ao terrorismo”, assinalou Malcolm Turnbull.

Todas as detenções foram feitas na cidade de Sydney, mas, de acordo com Turnbull, medidas de segurança adicionais foram adotadas em todos os aeroportos domésticos e internacionais do país.
“Atualização do terror: buscas em 5 propriedades na última noite, os agentes permanecem em 4; uma ‘quantidade considerável de material apreendido’.“

#terror update; 5 properties raided overnight, officers remain at 4; a "considerable amount of material seized" @sunriseon7 @7NewsSydney

— Samantha Brett (@samanthabrett) July 29, 2017
O ministro da Justiça, Michael Keenan, revelou que o plano foi a 13.ª ameaça significativa desmantelada pela polícia desde que a Austrália elevou o nível de alerta terrorista, em 2014. Cinco ataques foram concretizados.

“A ameaça principal à Austrália continua a ser de atores individuais, mas os eventos desta noite recordam-nos que ainda há a capacidade de pessoas terem planos sofisticados e ataques sofisticados, ainda permanecem uma ameaça real”, disse Keenan, que pediu aos australianos para “permanecerem vigilantes”.

Os detidos ainda não foram acusados, segundo a polícia.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário