Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Acreano fica 9h no ar e bate recorde nacional de voo com paramotor


Qui 10/8/2017 - O acreano Rogean Albuquerque é o novo recordista nacional na categoria voo mais longo de paramotor. No dia 19 de julho deste ano, ele percorreu 635 quilômetros da capital do Acre, Rio Branco, até a cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do estado. Foram nove horas e 40 minutos no ar ininterruptamente.

A paixão pelo esporte veio do paraquedismo. Ele já realizou mais de 2.400 saltos e tem no currículo seis recordes nacionais coletivos, com 102 pessoas no mesmo salto. O paramotor veio como esporte alternativo, já que em Rio Branco, capital do Acre, não há o esporte regularmente. O empresário pratica a modalidade há cinco anos. A diferença da modalidade é que o voo é mais dinâmico, pois o piloto controla melhor a descida e pode manter-se no ar por um longo período.

– Vi esse esporte com um outro amigo que aprendeu a voar, fiz um curso com um cara que veio de São Paulo aqui e comecei no esporte. Fui me preparando com voos menores, de Rio Branco a Senador Guiomard, de Senador Guiomard a Placido de Castro a Boca do Acre, Sena Madureira e Feijó. Mês passado fui até Feijó. Agora partindo de Rio Branco já está curto o percurso, penso em fazer outro maior, de Porto Velho a Vilhena.

Considerado uma adaptação do parapente, para voar o paramotor necessita de uma velocidade de vento que supere os 20km por hora, dependendo do tipo de vela. Segundo ele, os riscos são mínimos, mas durante o voo de quase 10h sofreu algumas turbulências. O paramotor que usou pesa 30kg, mas para alcançar o objetivo foi necessário fazer algumas adaptações. Albuquerque acrescentou dois tanques auxiliares, de 20 litros cada. O percurso foi registrado através de um aplicativo, que calculou o recorde na modalidade.

– Como aqui é muito quente e úmido, o ar fica muito turbulento, entre 9h e 15h, balança muito. Até avião chacoalha imagina um aparelho leve como esse. Fizemos algumas alterações. O tanque normal suporta até 11 litros, Como acrescentei um de cada lado, fiz o percurso com 50 litros. Existe um aplicativo a nível nacional. Que registra o voo de todo mundo no Brasil, teu GPS gera um arquivo e você coloca nesse aplicativo, que ele lê tudo, velocidade, altura e a distância – conclui.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Alexandre Marques

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário