Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Brasil vai adotar comunicação por texto entre pilotos e controladores


Qua 30/8/2017 - O espaço aéreo brasileiro terá novidades nos próximos meses. Sai o canal de voz e entra em cena a comunicação por texto entre pilotos e controladores de voo.

É o que fará o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), por meio da tecnologia chamada Comunicação entre Pilotos e Controladores de Tráfego Aéreo por Enlace de Dados (CPDLC).

O sistema permite que pilotos façam requisições e deem informes aos órgãos de controle de tráfego aéreo por comandos de texto pré-definidos em uma interface na aeronave. Da mesma forma, os controladores de voo passam informações e autorizações aos tripulantes técnicos dos aviões.

O CPDLC tem diversas vantagens sobre a transmissão tradicional por voz:

– Aumento da capacidade e clareza nas comunicações;
– Redução do congestionamento do canal de voz;
– Registro de histórico de comunicação;
– Impressão das comunicações;
– Redução de equívocos na comunicação.

O Decea vai disponibilizar inicialmente o CPDLC no Centro de Controle de Área de Recife (ACC-RE), que engloba o espaço aéreo fora das terminais em vários estados do Nordeste e Espírito Santo, e também no Centro de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ), que abrange a região Norte e parte do Centro-Oeste.

O uso será gradativo, de acordo com critérios definidos pelo Decea em espaços aéreos de menor complexidade. Os controladores de voo também serão treinados para operar o sistema.

O espaço aéreo de responsabilidade do país sobre o Oceano Atlântico já utiliza o CPDLC desde 2009 e serviu de laboratório para que o Decea expandisse o sistema para regiões sobre o espaço continental brasileiro.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário