Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Eclipse solar total mobiliza pilotos e companhias aéreas nos EUA


Dom 6/8/2017 - O eclipse solar total nos Estados Unidos em 21 de agosto está tendo um efeito especial na aviação geral. No estado de Oregon, oeste do país, os aeroportos para a aviação geral informam que estão totalmente reservados para o evento.

Muitos pilotos, a exemplo de Oshkosh, pretendem acampar junto a seus aviões, áreas “cervejeiras” estão sendo planejadas e locadoras disponíveis de carros já são difíceis de encontrar.

O aeroporto de Salem, no Oregon, está recebendo solicitações da Califórnia, Idaho, Washington, pois é o primeiro de onde a visibilidade do fenômeno (salvo caprichos da meteorologia) será total. Um aeroclube da região de San Francisco vai mobilizar mais da metade de seus 50 aviões para assistir ao eclipse em Oregon ou Idaho.


Southwest terá voo fretado

Segundo informações, o entusiasmo em torno do raro acontecimento contagiou a aviação comercial e, claro, a própria NASA: a Southwest programou dois voos que vão cruzar a trajetória do eclipse e promete visores especiais e “coquetéis cósmicos” para os passageiros. A Alaska Airlines planeja um voo somente para convidados que sobrevoará a costa do Oregon - para um primeiro olhar quando o eclipse se aproxima dos Estados Unidos. Este voo não pode ser comprado, mas tera´dois lugares à bordo que serão sorteados.

A NASA fará observações científicas do evento com dois jatos WB-57F modificados que vão ‘caçar’ o eclipse ao longo do país. Dois telescópios montados no nariz de cada jato captarão as imagens mais nítidas da atmosfera exterior do Sol – a corona – e as primeiras imagens térmicas de Mercúrio. A NASA também está coordenando o lançamento de 57 balões de grande altitude por alunos em todo o país. Os balões subirão até 100 mil pés e enviará imagens ao vivo para a Internet.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário