Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Misteriosos desaparecimentos e quedas de aviões da história


Sab 12/8/2017 - À luz do voo 370 desaparecido da Malaysia Airlines, muitos se perguntaram como algo tão grande como um avião poderia aparentemente desaparecer no ar. Embora isso seja verdadeiramente um mistério, está longe da primeira vez que um desaparecimento assim ocorreu. Confira a seguir os 7 mais misteriosos desaparecimentos e quedas de aviões da história:

7. O desaparecimento de Amelia Earhart

A aviadora americana pioneira Amelia Earhart desapareceu em Lockheed Electra em 2 de julho de 1937, enquanto ela e seu navegador, Fred Noonan, estavam tentando circunavegar o globo.

Amelia, a primeira mulher a voar sozinha pelo Atlântico, desapareceu perto da Ilha Howland, no Oceano Pacífico central em 2 de Julho de 1937.

As teorias sobre o destino de Earhart fascinaram os pesquisadores desde então. Enquanto a maioria pensa que ela simplesmente ficou sem combustível e caiu no mar, também há a teoria de que ela era uma espiã de Franklin D. Roosevelt e foi capturada pelos japoneses.


6. Voo 19 e Triângulo das Bermudas

Uma missão de treinamento de cinco aviões Navy Avenger, liderada pelo experiente instrutor de voo Charles Taylor, decolou de Fort Lauderdale, Flórida.

Após uma hora e meia na missão, os pilotos relataram que ficaram desorientados e não conseguiram reconhecer os marcos abaixo deles.

Nas transmissões de rádio, Taylor disse à Naval Air Station em Fort Lauderdale que as duas bússolas estavam fora de ação.

Apesar dos esforços dos controladores da Air Station, a equipe não conseguiu reestabelecer seu rumo. À medida que o clima piorava, eles não conseguiam encontrar um local de pouso e caíram ao mar, ocasionando a morte de todos os 14 aviadores e tripulantes.

E além dessa tragédia, um dos aviões enviados para procurar a equipe também desapareceu. A aeronave, um avião marítimo PBM Mariner, decolou às 19h30 e nunca mais foi encontrada. Todos os membros da equipe foram dados como mortos.

5. A mística do voo 191

Esse na verdade não se aplica apenas a um único voo, mas a uma série de incidentes ao longo de mais de 40 anos de aviões com esse número.

Um dos acidentes de avião mais mortais na história da aviação americana foi o acidente de 1979 do voo 191 da American Airlines, que caiu minutos após a decolagem no Aeroporto Internacional O’Hare em Chicago, matando todos os 258 passageiros e 13 tripulantes.

Outros desastres de voos 191 incluíram o plano experimental X-15 do voo 191, que caiu em 1967, matando seu piloto e o voo 191 da JetBlue Airways em 2012, durante o qual o capitão teve um suposto ataque de pânico e teve que ser contido pelos passageiros.


4. O desaparecimento misterioso do Star Ariel

Star Ariel desapareceu durante um voo das Bermudas para a Jamaica em 17 de janeiro de 1949. Decolou aos céus claros e sem turbulência – mas passou por problemas de comunicação ao longo do voo. Nunca chegou ao seu destino e a busca por sobreviventes dos 20 passageiros e tripulantes foi abandonada em 25 de janeiro.

Uma investigação concluiu que a causa do acidente era desconhecida, mas Don Bennett, ex-diretor da BSAA, afirmou que o Star Ariel foi sabotado por um “sabotador conhecido registrado em guerra”.

Ele também disse que o primeiro-ministro Clement Atlee havia ordenado pessoalmente que todos os inquéritos sobre o incidente fossem terminados.


3. Sobreviventes: O desastre dos Andes do voo 571

Um avião da Força Aérea do Uruguai com 45 passageiros e os tripulantes – incluindo uma equipe da Rugby Union de Montevidéu – caiu na Cordilheira dos Andes devido ao clima ruim.

Das 45 pessoas no avião, 12 morreram no acidente. Mais seis morreram nos dias seguintes, e outros oito em uma avalanche que atravessou os destroços do avião, onde eles estavam se refugiando.

Os restantes 16 passageiros só sobreviveram recorrendo ao canibalismo, alimentando-se dos cadáveres de seus amigos mortos.

Eles não foram encontrados até 72 dias após o acidente, quando dois passageiros fizeram uma caminhada de dez dias em um terreno montanhoso, eventualmente encontrando um vendedor ambulante chileno que lhes deu comida e alertou as autoridades.

A história foi imortalizada no filme Alive de 1993.


2. Voo 447 da Air France

Um Airbus A330 que transportava 288 passageiros e tripulantes do Rio de Janeiro para Paris desapareceu no Atlântico em 2009.

O relatório final do acidente sugeriu que os cristais de gelo obstruíram os tubos na aeronave, fazendo com que o piloto automático se desconectasse.

A equipe tentou se recuperar do problema, mas falhou e ficou paralisada, fazendo com que a aeronave caísse no oceano. 50 corpos foram recuperados do mar nos meses que se seguiram ao acidente.

As gravações do Voo 447 foram eventualmente encontradas em maio de 2011, juntamente com mais 104 corpos. Os corpos de 74 passageiros ainda não foram recuperados.

1. O Voo 990 de EgyptAir

Um grande mistério envolve o acidente do voo 990 de EgyptAir, que deixou o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, no dia 31 de outubro de 1999 em direção ao Cairo.

O Boeing 767 bateu no sul do Atlântico de Massachusetts matando todos os 217 passageiros e a tripulação.

Gamil el-Batouty, o co-piloto do vôo tinha acabado de ser repreendido por má conduta sexual por um executivo do EgyptAir que era um passageiro no avião.

O chefe do grupo de pilotos da companhia aérea, Hatem Rushdy, disse a que este seria o seu “último voo” – ao qual o co-piloto respondeu “este é o último voo para você também”.

Mais tarde, quando o piloto se levantou para usar o banheiro, as gravações diziam o comando de El-Batouty, “eu confio em Deus” antes de desligar o piloto automático e deixar o avião cair.

Ele repetiu a frase à medida que o avião descia. O capitão voltou para a cabine, mas não conseguiu salvar o avião.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário