A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou o relatório final sobre o caso do Boeing 737 da Gol que, em 2011, sofreu uma pane nos instrumentos e teve que ser guiado por um controlador em terra, em Diadema, na Grande São Paulo. Segundo informações da TV Globo, técnicos concluíram que a aeronave já apresentava no solo uma grande discrepância entre os indicadores de velocidade dos lados esquerdo e direito do painel. Mesmo assim, os pilotos prosseguiram e decolaram até que, já a em uma altura maior, perdeu a visibilidade e teve o piloto automático acionado, que reduziu a velocidade e elevou o nariz do avião, mudando sua posição no ar e causando perda de sustentação.
A tripulação aplicou potência nos motores, desligou o piloto automático e recuperou o voo a 600 metros do chão, assustando moradores de Diadema. O que causou a falha, segundo o relatório, foi um mecânico que desligou a conexão para ter acesso ao radar na frente do avião. Com isso, uma conexão ficou frouxa entre uma das três sondas de velocidade e o computador a bordo.
0 comentários:
Postar um comentário