Um avião de passageiros que voava de Kunduz, norte do Afeganistão, a Cabul caiu nesta segunda-feira com 43 pessoas a bordo, 38 passageiros e cinco tripulantes, anunciou o ministério afegão do Interior. A CNN, no entanto, informa que a aeronave levava 44 pessoas.
A porta-voz do Ministério de Transportes afegão, Yalda Natiq, e o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Zemarai Bashary, asseguraram à agência EFE que na aeronave havia 38 passageiros e cinco tripulantes, e a primeira disse que todos morreram no acidente.
Embora nenhuma das fontes tenha confirmado a presença no avião de cidadãos de outros países, o diretor do aeroporto de Kunduz, Abdul Hameed, declarou à agência afegã AIP que a bordo estavam oito passageiros e três tripulantes estrangeiros.
Segundo Natiq, o avião de Pamir Airways saiu de Cabul às 8h30 no horário local (1h em Brasília) e, segundo a AIP, os operadores aeroportuários perderam contato na região de Jabul Siraj, a 36 quilômetros ao norte da capital.
Bashary disse à "AIP" que um helicóptero afegão voou à região para rastreá-la à procura do avião e que o Ministério do Interior pediu à força de Assistência para a Segurança no Afeganistão (Isaf) que contribua com suas aeronaves não-tripuladas.
Em comunicado, a Isaf informou pouco depois que a força da Otan "está ajudando" às autoridades afegãs nas buscas.
A fonte revelou que um avião da Isaf foi enviado à "região do desaparecimento", mas que as más condições climatológicas estavam dificultando as buscas.
Dois helicópteros da Isaf estão a caminho do local e outros dois estão prontos nos aeroportos de Bagram e Cabul para o caso de ter de resgate.
Os aviões que ligam Cabul ao norte do Afeganistão precisam sobrevoar a cordilheira do Hindu Kush. A cordilheira de Salang tem 3,9 mil m de altitude.
Pamir Airways opera no interior do Afeganistão e também em rotas para Nova Délhi e Dubai.
Fonte: Portal Terra
- Comentar - Blogger
- Comentar - Facebook
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário