Carga a bordo de avião da Força Aérea americana seria usada em treinamento conjunto
Do R7, com agências internacionais.Texto: ..
Divulgação
Material apreendido pela Argentina estava em avião C-17 Globemaster III da Força Aérea dos Estados Unidos; vizinhos alegam irregularidades na carga
.
.Publicidade
...
.O secretário de Estado adjunto dos Estados Unidos para a América Latina, Arturo Valenzuela, disse nesta segunda-feira (14) que é "absolutamente necessário" que a Argentina devolva "imediatamente" o material confiscado em um avião da Força Aérea americana.
- Não houve nenhuma intenção de violar leis argentinas. Pelo contrário, o que se buscava era a disposição de ter um trabalho conjunto, respeitoso, construtivo. É absolutamente necessário que esses materiais sejam devolvidos imediatamente.
De acordo com o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, a revista efetuada no avião militar americano, no aeroporto de Ezeiza, 32 km ao sul de Buenos Aires, aconteceu na última quinta-feira (10).
O aparelho C-17 Globemaster III levava "material sensível", destinado a um exercício conjunto, do qual participariam forças de segurança argentinas, e viu parte de sua carga apresada, porque, segundo a Argentina, não foi declarada com antecedência, explicou Crowley.
Para Valenzuela, a apreensão "não faz sentido" porque ambos os países haviam acordado um exercício conjunto.
- Não faz sentido que tenham expropriado materiais dessa forma, especialmente quando, como insisto, o que se estava realizando era um projeto de trabalho conjunto, autorizado por ambos os países, para encarar um tema tão importante como é o resgate de reféns.
Parte da carga do avião americano que chegou ao aeroporto de Ezeiza era de "material qualificado como de guerra", destinado a um curso conjunto sobre segurança para a polícia.
O incidente causou tensão entre Washington e Buenos Aires. Valenzuela criticou a Argentina nesta segunda-feira por ter reagido com "acusações desmesuradas", levando em conta que os dois países têm boa cooperação em assuntos de defesa e segurança cidadã.
Confira também
Hillary diz que Irã deve 'seguir exemplo'
Crie seu e-mail @r7 e participe do Ídolos
Quer ler mais notícias? Clique aqui
...Segundo a versão argentina, a inspeção da Alfândega e da Polícia de Segurança Aeroportuária (PSA) detectou diferenças entre o material declarado e a carga, composta por armas, drogas - incluindo doses de morfina - e computadores com informações qualificadas como "secretas".
Valenzuela explicou que "os remédios são usados pelas pessoas quando estão fazendo este tipo de exercícios porque pode haver acidentes".
- É óbvio que há muito material de preparação, mas não é nada fora de ordem.
O subsecretário acrescentou que as autoridades dos Estados Unidos decidiram suspender o curso, porque "a forma como [os argentinos] amedrontaram o pessoal americano foi uma coisa improcedente".
Valenzuela reiterou que, para resolver a situação atual, primeiro a Argentina tem que devolver o material apreendido e, posteriormente, os países devem "virar a página" para continuar colaborando em temas de interesse comum
- Comentar - Blogger
- Comentar - Facebook
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário