No início da tarde hoje, por volta das 12:15, um avião monomotor de prefixo PT-RIK que seguia com destino a Eirunepé no estado do Amazonas, pertencente à empresa TAP, caiu logo depois de decolar, tocando o solo aproximadamente 250 metros da cabeceira 24 da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Rio Branco. A grande movimentação de ambulância SAMU do tipo 01 e carros oficiais da INFRAERO deixava claro que o acidente deixou alguns feridos. A aeronave estava sendo pilotada pelo comandante Werley, quando apresentou um estouro no motor causando instabilidade e perca de atitude da aeronave, ocasionando sua queda.
O blog também conseguiu apurar informações da condição da área de segurança onde o avião caiu, que segundo relatos está recebendo todo o material retirado da obra de reforma que a pista está passando atualmente, o que pode ter agravado as condições das vítimas do acidente.
A área de escape é um requisito muito importante na construção de pista de aeroportos, segundo o glossário do DECEA a RESA consiste em:
"É uma área simétrica ao longo do prolongamento do eixo de uma pista e adjacente ao final da faixa de pista, construída com o objetivo primário de reduzir o risco de danos a uma aeronave que, eventualmente, tenha ultrapassado os limites físicos da pista durante o pouso ou nos casos de rejeição de uma decolagem. A dimensão recomendada da RESA varia entre 120 e 300 metros, conforme o tipo de aeronave que opera em dado aeroporto."
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