Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Pirassununga: Aeronave A-29 cai na Academia da Força Aérea e mata dois pilotos

Na manhã desta segunda-feira (12), uma tragédia aconteceu na Academia da Força Aérea em Pirassununga. Uma aeronave modelo A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira utilizado no Esquadrão de Demonstração Aérea (Esquadrilha da Fumaça) caiu na cabeceira da pista e explodiu vitimando fatalmente dois capitães da FAB.
O horário do acidente ainda não foi confirmado, mas extra-oficialmente a aeronave realizava treinamento. Durante a manobra de um looping, o avião realizou o procedimento em altitude muito baixa. O piloto e co-piloto ainda tentaram ejetar, mas acabaram falecendo. Faleceram os capitães Fabrício Carvalho e João Igor Silva Pivovar.

O capitão Carvalho era nascido em Conselheiro Lafayette-MG, em 26 de janeiro de 1982. Ingressou na Força Aérea em 1998 como cadete e foi declarado aspirante a oficial em 2003. Na Esquadrilha da Fumaça ocupava a posição de ala esquerda externa. Tinha 2.350 horas de voo e era chefe da subsecção de Planejamento Controle e Estatística do EDA. Antes era piloto de transporte.
Realizou, entre outros, os seguintes cursos: Segurança de Voo - Prevenção, Tráfego Aéreo Internacional, Curso de Agente de Corrosão e Curso de Tática Aérea.
Em 2005, foi para o 4° ETA, em São Paulo-SP, onde serviu até 2006. Retornou, em 2007, para a Academia da Força Aérea, onde desempenhou as seguintes funções: Auxiliar da Seção de Operações do 1º Esquadrão de instrução Aérea (EIA), Ajudante de Ordens do Comandante da AFA, Chefe do Posto CAN-YS e Chefe da Subseção de Instrução do 1° EIA.
O capitão Pivovar era nascido em Jaguariaíva-PR no dia 1º de outubro de 1981 e ocupava a também posição de ala esquerda externa. Ingressou na Força Aérea em 1998 e declarado oficial em 2002. Atualmente era chefe da subseção de relações públicas do EDA. Também era piloto de helicóptero.
Realizou os seguintes cursos: Tática Aérea, Piloto de Asas Rotativas, Segurança de Voo, Socorro Pré-Hospitalar Militar, Combate Aéreo para Helicópteros, Resgate em Combate, Teórico de Busca e Salvamento, Preparação de Instrutores de Voo, Instrutor de Voo nas aeronaves H-50, H-1H, T-25 e T-27, Piloto Operacional com Óculos de Visão Noturna na aeronave H-1H, Tráfego Aéreo Internacional e Líder de Esquadrão de Instrução.
O acidente acontece justamente um dia após o evento Domingo Aéreo, que levou uma multidão à Academia da Força Aérea. As aeronaves A-29 não realizaram manobras, mas fizeram sobrevoo. Isso porque o EDA está em período de transição das aeronaves T-27 Tucano para os A-29 Super Tucano.
Fonte: Difusora Pirassununga

Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário