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Confins é arrematado por R$ 1,82 bilhão

Prazo de concessão será de 30 anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco anos

Publicação: 22/11/2013 07:14 Atualização: 22/11/2013 11:58

Concessionária que vai assumir aeroporto de Confins será conhecida hoje. Três consórcios estão concorrendo  (Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Concessionária que vai assumir aeroporto de Confins será conhecida hoje. Três consórcios estão concorrendo

O aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, foi arrematado por R$ 1,82 bilhão pelo Consórcio AeroBrasil, formado pelas empresas Companhia de Participações em Concessões CPC, a operadora suíça Flughafen Zurich AG, que administra o aeroporto de Zurique e Munich Airport International Beteiligungs GMB.

Já a oferta de 19,018 bilhões levou o terminal Antônio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, pelo Consórcio Aeroportos do Futuro. O grupo é formado por Odebrecht TransPort com 60% e a operadora do aeroporto de Cingapura Changi com 40%. Este consórcio também apresentou oferta por Confins de R$ 1,335 bilhão, com ágio de 21,8%. Com o leilão dos aeroportos, o governo arrecadou R$ 20,838 bilhões com o leilão de Galeão e Confins, o que representa um ágio de 251,74% em relação ao mínimo fixado pelo governo. 

A fase de lances do certame ocorreu na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Foram feitos cinco propostas para os direitos de ampliação, manutenção e exploração do aeroporto carioca e três para o mineiro. Na primeira fase, para Confins, o maior lance foi do consórcio Aerobrasil, de R$ 1,4 bilhão. O lance mínimo para o terminal mineiro era de R$ 1,09 bilhão. Já o maior lance para o Galeão foi do consórcio Aeroportos do Futuro, com um valor de outorga de R$ 19 bilhões. O lance mínimo era de R$ 4,82 bilhões.

Juntos, os dois aeroportos movimentam 14% do total de passageiros do país, 10% da carga e 12% das aeronaves do tráfego aéreo brasileiro. Atualmente, o Galeão movimenta, por ano, cerca de 17,5 milhões de passageiros. O prazo de concessão será 25 anos, podendo ser prorrogado uma vez, por mais cinco anos. Segundo a Anac, a expectativa é que 60 milhões de passageiros utilizem o aeroporto em 2038, ano em que acaba a concessão.

Em relação a Confins prazo de concessão será 30 anos, também com possibilidade de prorrogação por mais cinco anos. Atualmente, o movimento é 10,4 milhões de passageiros por ano, e ao fim da concessão, a expectativa é 43 milhões de passageiros utilizando o aeroporto anualmente.

Entenda

Pelo cronograma, a ata de julgamento, com análise dos documentos de habilitação da empresa vencedora, será publicada em 9 de dezembro. Entre 17 e 23 do mesmo mês, as empresas poderão interpor recursos. Em 17 de março, deverão ser convocadas as empresas para celebração do contrato, mas, de fato, a Infraero só deixará de operar os terminais depois da Copa’2014. (Com agências)

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