Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Confins e Galeão serão leiloados nesta sexta-feira

Confins e Galeão serão leiloados nesta sexta-feira

Publicação: 22/11/2013 07:14 Atualização: 22/11/2013 07:20

Concessionaria que vai assumir aeroporto de Confins será conhecida hoje. Três consórcios estão concorrendo  (Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Concessionaria que vai assumir aeroporto de Confins será conhecida hoje. Três consórcios estão concorrendo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou a participação dos cinco consórcios inscritos no leilão dos aeroportos de Confins e do Galeão. A documentação de todas as proponentes foi aprovada pela Comissão Especial de Licitação, avalizando a participação dos consórcios. Hoje, às 10h, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), terá início a fase de lances do certame. A empresa escolhida será a que apresentar o maior valor de outorga. Odebrecht, CCR e Queiroz Galvão devem disputar lance a lance o aeroporto mineiro.

Pelo cronograma, a ata de julgamento, com análise dos documentos de habilitação da empresa vencedora, será publicada em 9 de dezembro. Entre 17 e 23 do mesmo mês, as empresas poderão interpor recursos. Em 17 de março, deverão ser convocadas as empresas para celebração do contrato, mas, de fato, a Infraero só deixará de operar os terminais depois da Copa’2014.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, disse ontem que a expectativa das companhias é positiva para o leilão dos aeroportos. "Os ajustes em relação ao leilão anterior vão trazer operadores de primeira linha aos aeroportos", disse. Segundo ele, os avanços no certame comparado à rodada anterior de concessões, quando foram leiloados aeroportos em Brasília, Guarulhos e Campinas, deverão atrair os maiores operadores mundiais, trazendo novas tecnologias e modelo de gestão para os serviços prestados no país. "Esperamos que essas empresas possam levar os nossos aeroportos à altura do desenvolvimento econômico de que o Brasil necessita", afirmou, defensor de novas rodadas de licitação, principalmente se incluído o critério menor tarifa no edital.

EXPERIÊNCIA A operadora espanhola do aeroporto londrino Heathrow se associou à Queiroz Galvão; a Fluhafen, dos aeroportos de Munique e Zurique (Alemanha e Suíça), participa com a CCR, enquanto a Changi, operadora de Cingapura, participa com a Odebrecht. Juntas, Ecorodovias e Invepar e a operadora de Frankfurt devem fazer lances somente pelo Galeão. O mesmo é válido para a Carioca Engenharia e ADP e Schiphol, gestoras dos aeroportos de Paris e de Amsterdã. Os três primeiros grupos farão lances para os dois aeroportos.

Pelas regras do leilão, uma mesma empresa não pode fazer parte de dois consórcios vencedores. Diferentemente do que ocorreu no leilão de Guarulhos, Viracopos e Brasília, a agência reguladora abriu brecha para que, em caso de ofertante único em um lote, a empresa participe da fase de lances em viva-voz, podendo optar por qual dos dois prefere operar. Mas, com três e cinco concorrentes em cada leilão, o recurso não será usado. (Com agências)

Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário