Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Aeronautas aceitam reajuste e cancelam greve

Categoria composta por pilotos, copilotos e comissários decidiu em assembleias realizadas em cinco cidades aceitar proposta das empresas

Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) tinha indicado greve para as 6h do dia 20 de dezembro, justamente em um dos períodos do ano de maior movimento nos aeroportos Foto: Ricardo Moraes / Reuters
Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) tinha indicado greve para as 6h do dia 20 de dezembro, justamente em um dos períodos do ano de maior movimento nos aeroportos
Foto: Ricardo Moraes / Reuters
  • Janaina Garcia
    Direto de São Paulo
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) decidiu em assembleia nesta quinta-feira, em São Paulo, cancelar a greve que estava prevista para ter início amanhã nos aeroportos brasileiros. A data marca uma saída em massa para as viagens de final de ano – estão previstos cerca de 360  mil embarques e desembarques em todo o País.
A categoria é composta por aproximadamente 26 mil pilotos, copilotos e comissários de voo. A decisão sobre a não paralisação foi tirada em cinco bases do sindicato – localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. De acordo com o SNA, foi aceita a proposta do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) de reajuste salarial de 5,6%, além de outros itens que envolviam condições de trabalho.
Ontem, uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que, em caso de paralisação, os aeronautas mantivessem ativos 80% do efetivo, sob pena de pagamento de multa de R$ 100 mil ao dia ao SNA.
Entre os itens negociados, estão o estabelecimento de piso salarial para copiloto e comandante; a previsão de vale alimentação para quem recebe salário líquido até R$ 3.248,01; melhores condições de escala para as tripulantes em um prazo de seis meses após o retorno da licença maternidade e passe livre – o qual permite que os aeronautas da aviação regular utilizem voos domésticos das empresas congêneres.
Segundo o presidente do sindicato, Marcelo Ceriotti, a categoria desistiu da paralisação na data recorde de movimento nos aeroportos “em respeito aos usuários do transporte aéreo e pela fragilidade do sistema de aviação brasileira”. “Mas vamos continuar nossa busca por melhores condições de trabalho e para o setor”, disse, para completar: “Buscaremos junto ao governo um trabalho conjunto para implementação de melhorias sustentáveis para o sistema de aviação nacional”.
Já o vice-presidente da entidade, Adriano Castanho, adotou outro tom: “Além da pressão da sociedade pelo fato de ser uma data de grande movimento, tivemos uma pequena evolução nas cláusulas sociais, ainda que nenhum, nas cláusulas econômicas. E de certa forma sim, fizemos uma avaliação de risco ante a decisão do TST e concluímos que não há como controlar 20% da categoria, isso é utópico e inviabilizaria a greve”, admitiu. “Foi uma soma de fatores [que impediu a paralisação], em suma”, completou.
Pesquisa indica o que mais irrita passageiros durante voo
Pesquisa indica o que mais irrita passageiros durante vooClique no link para iniciar o vídeo
Pesquisa indica o que mais irrita passageiros durante voo

Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário