Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Copiloto sequestra aeronave da Ethiopian Airlines e pede asilo na Suíça

Copiloto aproveitou ausência de piloto na cabine e tomou o comando da aeronave. Ele pode pegar até 20 anos de prisão


AFP - Agence France-Presse
Publicação: 17/02/2014 06:37 Atualização: 17/02/2014 10:29


 (AFP Photo/Pierre Taillefer )

Um avião da Ethiopian Airlines que viajava entre Adis Abeba e Roma foi sequestrado nesta segunda-feira e desviado para Genebra pelo copiloto, que foi detido no aeroporto da cidade suíça. O Boeing 767 tinha 202 passageiros a bordo, entre passageiros, a maioria italianos, e membros da tripulação. Todos a salvo, segundo o porta-voz do aeroporto de Genebra, Bernard Stämpfli.

O copiloto, de 31 anos, explicou que aproveitou o momento em que o comandante foi ao banheiro para trancar a cabine. O homem, que não estava armado, afirmou que se sentia ameaçado em seu país e pediu asilo político na Suíça. Tecnicamente, é possível fechar a cabine dos pilotos e bloquear o acesso, segundo fontes aeroportuárias.
O próprio copiloto ativou o alerta de sequestro, que permite ao controle aéreo identificar o avião. A aeronave foi escoltada por caças Eurofigher, da Aeronáutica italiana, segundo autoridades militares em Roma. Uma vez em terra, o copiloto abandonou o avião com a ajuda de uma corda que ele jogou pela janela da cabine e se entregou à polícia.

O sequestrador será interrogado pela polícia e a Justiça. Tecnicamente, ele pode ser acusado de "tomada de reféns", crime que pode resultar em pena de 20 anos de prisão, informou o promotor Olivier Jornot. Em um sequestro tão peculiar, a investigação deverá determinar as motivações do copiloto e, sobretudo, o motivo de uma ação tão extrema quando poderia ter solicitado asilo político uma vez na Itália.

Viagem interrompida


O avião pousou em Genebra às 6h00 (2H00 de Brasília) e foi levado para uma área do final da pista, o que provocou o fechamento do aeroporto durante mais de duas horas. A aeronave foi imediatamente cercada por viaturas da polícia, incluindo um pequeno veículo blindado, e por ambulâncias. As unidades especializadas organizaram a saída dos passageiros, após um primeiro controle de segurança, com as mãos na cabeça, e foram levados para um ônibus. Um segundo controle de segurança estava previsto para o terminal, assim como um interrogatório policial.
O voo ET-702, que havia decolado de Adis Abeba às 00H30 locais, tinha pouso previsto para Roma às 4H40 locais. O sequestro anterior de um avião em Genebra acontecera em 1987 e deixou um morto e 30 feridos. Hussein Harriri, um libanês de 21 anos, sequestrou um DC10 da Air Afrique que viajava no trajeto Brazaville-Bangui-Roma-Paris. Por falta de combustível, o avião pousou em Genebra. O sequestrador, membro do Hezbollah, atirou contra um funcionário quando os passageiros tentavam abrir uma porta de emergência. Harriri foi contido pelos passageiros e depois pela polícia. Ele foi condenado a 17 anos de prisão na Suíça. Após várias fugas, Hussein Hariri retornou ao Líbano em 2004
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário