Publicação detalha ações e medidas de controle e defesa nas cidades-sede
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) publicou nesta quinta-feira (13/03) o Guia Prático de Consulta sobre as Alterações do Espaço Aéreo para a Copa do Mundo.
No documento de 74 páginas são apresentadas as medidas de controle e
defesa do espaço aéreo que têm como objetivo prover a segurança durante o
evento com o menor impacto possível sobre o transporte aéreo.
Medidas semelhantes já foram implementadas durante a Rio+20, Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude.
No guia estão detalhadas todas as ações, incluindo os horários e as áreas de exclusão aérea para cada cidade-sede.
Veja quais são as principais ações apresentadas no Guia:
Sala Master - A sala master de comando e controle, localizada no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA)
está localizada no Rio de Janeiro (RJ) e conta com a participação de
diversos órgãos governamentais para coordenar as ações durante o período
do evento.
Entre as responsabilidades estão o monitoramento do fluxo de tráfego aéreo, segurança e defesa do espaço aéreo,
infraestrutura aeronáutica e aeroportuária, vigilância sanitária,
vigilância agropecuária, receita federal, polícia federal e inspeção da
aviação civil.
A
sala master permite a visualização da situação das aeronaves evoluindo
nos aeroportos (sistema de pistas, pátio e terminais), bem como no
espaço aéreo, como posicionamento das aeronaves e as respectivas
informações de voo, disponibilizando aos profissionais uma demanda
constante de informações, o que permitirá melhores decisões e
coordenações inerentes ao gênero.
Aeroportos coordenados –
Cerca de 25 aeroportos brasileiros ficarão coordenados durante o
período de 10 de junho a 15 de julho, podendo variar de aeroporto para
aeroporto, a depender do número de jogos. Quando um aeroporto é
coordenado significa dizer que todas as intenções de voo estarão
condicionadas à obtenção de SLOT ATC (horário estimado) para pouso ou
decolagem.
A
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) alocará SLOT ATC para voos
comerciais regulares (domésticos e internacionais), voos comerciais não
regulares (domésticos e internacionais) e voos de delegações.
A
Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC) ficará
responsável pela alocação dos SLOT ATC para os Chefes de Estado e VIP. O
CGNA será responsável pela aviação geral.
Defesa do espaço aéreo –
A Aeronáutica vai criar áreas de exclusão aérea. As medidas seguem
critérios de segurança e manutenção dos níveis dos serviços de tráfego
aéreo. A dimensão das três áreas (reservada, restrita e proibida) é
calculada a partir da localização dos estádios (veja detalhes abaixo).
O período de ativação das áreas de exclusão aérea depende do horário dos jogos. Para a abertura e encerramento,
as áreas serão ativadas três horas antes e quatro horas após o início
do jogo. Para os jogos da primeira fase da competição, o tempo de
restrição será de uma hora antes e três horas depois. Nas demais fases,
uma hora antes e quatro horas depois.
Na
abertura do mundial, na Arena Corinthians em São Paulo (SP), por
exemplo, quando o horário do início do jogo está programado para às 17h,
o início da restrição será às 14h e término às 21h.
Entenda as áreas de exclusão:
RESERVADA (branca) – A área corresponde às projeções laterais das áreas de controle terminal (TMA) das localidades envolvidas e limites verticais da superfície ao nível de voo FL 145 (14,5 mil pés ou 4,7 km). Todos os tráfegos deverão ser conhecidos e cumprir as regras determinadas em legislação e as orientações dos órgãos de controle de tráfego aéreo.
RESTRITA (amarela)
– Área com dimensões definidas com seu limite lateral de 7 NM (12,6km)
de raio com centro no estádio de futebol e limites verticais
da superfície ao nível de voo FL 145 (14,5 mil pés ou 4,7 km). Nesta
área serão permitidas apenas voos autorizados, como o transporte de
Chefes de Estado e Governo, delegações, VIP e aeronaves comerciais.
Neste último caso será necessário também atender aos requisitos de
segurança da ANAC, tendo seus passageiros e tripulantes passados por
inspeções, conforme o programa de segurança aeroportuária.
PROIBIDA (vermelha)
– Área com dimensões definidas com seu limite lateral de 4 NM (7,2 Km).
Somente serão permitidas aeronaves previamente autorizadas pelo Comando
de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), como aeronaves de
segurança pública, militares, de busca e resgate, ambulância aérea.
Todas as operações das demais aeronaves serão proibidas.
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