Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Premiê da Malásia diz que "alguém" cortou comunicação e conduziu avião que sumiu

Do UOL, em São Paulo
Ampliar

Avião da Malaysia Airlines com 239 ocupantes desaparece74 fotos

74 / 74
15.mar.2014 - O premiê da Malásia, Najib Abdul Razak, fala sobre o avião desaparecido durante entrevista coletiva no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, em Sepang. Najib disse que alguém desligou os sistemas de comunicação da aeronave e depois a conduziu até dois pontos possíveis: Indonésia ou a fronteira entre Cazaquistão e Turcomenistão. O avião, que leva 239 pessoas, desapareceu em 8 de março Shamsharhrin Shamsudin/Efe
O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, confirmou neste sábado (15) em entrevista coletiva em Kuala Lumpur que o voo MH370 de Malaysia Airlines, que desapareceu com 239 pessoas no dia 8 de março, mudou de rota e voou durante horas na direção oeste.

ENTENDA O 'MISTÉRIO' EM 5 LINKS

Najib disse, em entrevista coletiva em Sepang, que alguém desligou os sistemas de comunicação da aeronave e depois a conduziu até dois pontos possíveis: Indonésia ou a fronteira entre Cazaquistão e Turcomenistão.

"O percurso do avião até o momento em que saiu da cobertura do radar militar primário [da Malásia] é consistente com a ação deliberada tomada por alguém em seu interior", afirmou o primeiro-ministro.

O governante se recusou a falar de sequestro, mas a exposição que apresentou aponta para esse sentido.

O primeiro-ministro explicou que, com as novas informações obtidas, o MH370 continuou emitindo sinais para um satélite até as 8h14 locais de sábado (21h14 de Brasília da sexta-feira).

Avião desapareceu dos radares 40 minutos após decolagem

O avião saiu de Kuala Lumpur às 0h41 locais do sábado (13h41 de Brasília da sexta-feira) e tinha previsão de chegada a Pequim cerca de seis horas mais tarde, mas desapareceu dos radares 40 minutos depois da decolagem.

O Boeing tinha combustível para 7 horas e meia de voo, segundo a Malaysia Airlines, e transportava 239 pessoas: 227 passageiros, e uma tripulação de 12 malaios.

10 misteriosos desastres aéreos

  • AP
Depois de vários dias, Najib confirmou que os dados recebidos por um radar militar correspondem ao MH370 e provam que o avião mudou de rota, cruzou o Estreito de Malaca e seguiu rumo ao oeste.

"As buscas entraram em uma nova fase. Esperamos que esta nova informação nos aproxime de sua localização", declarou o primeiro-ministro.

As buscas pelo avião tinham se concentrado até o momento no Mar da China Meridional.
"Estou muito agradecido pelo anúncio do primeiro-ministro, agora está claro que podem encontrar o avião, e que o avião está bem", disse Selamat Omar, cujo filho estava no voo, aos jornalistas no Hotel Everly, segundo o jornal "The Malay Mail". "Espero que todos os passageiros estejam bem", acrescentou.

A lista de passageiros da Malaysia Airlines que estavam no Boeing 777-200 contém 153 chineses, 38 malaios, sete indonésios, seis australianos, cinco indianos, quatro franceses, três americanos, dois neozelandeses, dois ucranianos, dois canadenses, um russo, um italiano, um holandês, um austríaco e um taiwanês.

Descobriu-se posteriormente que o italiano e o austríaco eram na verdade dois iranianos que viajavam com passaportes roubados e buscavam uma vida melhor na Europa. (Com Efe)
Ampliar

Relembre os maiores acidentes aéreos dos últimos dez anos33 fotos

20 / 33
15.jan.2009 - Passageiros de voo da US Airways aguardam resgate nas asas de avião que teve que fazer um pouso forçado no rio Hudson, em Nova York, no dia 15 de janeiro de 2009. Todos os 150 passageiros e cinco tripulantes foram resgatados com vida Brendan McDermid/Reuter
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário