Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Aeródromo de Maricá, no RJ, recebe pintura que indica interdição da pista

Marcações em forma de X são necessárias para informar pilotos.
Documento autorizando interdição do local tem validade por 75 dias.

Do G1 Região dos Lagos
Comente agora
Marcações em X avisam pilotos que sobrevoam aeródromo da cidade  (Foto: Fernando Silva/Ascom Maricá)Marcações em X avisam pilotos que sobrevoam
aeródromo da cidade (Foto: Fernando Silva/Ascom)
Equipes da Secretaria Municipal de Obras da prefeitura de Maricá, no interior do Rio de Janeiro, concluíram no último sábado (5) a pintura indicativa na pista do aeródromo da cidade. As marcações, em forma de X, são necessárias para informar a pilotos da interdição completa da pista para pousos e decolagens. Até então, apenas as instalações aeroportuárias de empresas, cujo funcionamento foi encerrado no local por decisão judicial, estavam fechadas.
A medida, solicitada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico à Agência Nacional de Aviação Civil, foi recebida pela agência, que após observar o cumprimento das exigências do Código Brasileiro de Aeronáutica a encaminhou no dia 25 de fevereiro ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica. O Decea é o órgão encarregado da emissão da autorização.
O documento autorizando o fechamento foi publicado no último dia 10 de março e tem validade por 75 dias. Durante esse prazo, a secretaria fará uma série de reformas e adequações do local às suas novas perspectivas de utilização, que preveem, entre outras ações, a operação de suporte às plataformas do pré-sal por parte de helicópteros a serviço da Petrobras.
De acordo com a legislação aeronáutica internacional, pilotos e empresas aéreas são obrigados a acompanhar a emissão dos NOTAMs (do inglês "Notice to airmen", a versão aérea do chamado aviso aos navegantes), reais indicadores do status de cada instalação. No caso do aeródromo de Maricá, o documento 0725/2014 – cuja redação é sempre técnica - afirma explicitamente: "runway (pista) 08/26 closed (fechada) devido a serviços de manutenção". Entre outras medidas, o NOTAM permitirá a execução de uma série de levantamentos necessários para a delimitação do perímetro correto da pista e para a instalação de cercas de proteção e segurança, entre outros aspectos.
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário