Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

PF fiscaliza aviões de Marconi e Vanderlan no aeroporto de Jataí, GO

Polícia Federal faz operação para identificar dinheiro ilegal ou material ilícito.
Nenhuma irregularidade foi encontrada em sete aviões vistoriados.

Do G1 GO
Policiais federais vistoriaram avião do candidato a reeleição Marconi Perillo em Jataí, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Policiais federais vistoriaram avião do governador Marconi Perillo (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A Polícia Federal fiscalizou nesta quarta-feira (1º) pelo menos sete aviões no aeroporto de Jataí, no sudoeste de Goiás, entre os quais o do governador Marconi Perillo, candidato à reeleição pelo PSDB, e o do candidato a governador pelo PSB, Vanderlan Cardoso. Não foi encontrada nenhuma irregularidade nos aviões fiscalizados.
O objetivo da operação, que vai se estender até domingo (5), é combater possíveis crimes eleitorais. De acordo com a promotora eleitoral de Jataí, Glaucia Brito Freire Teixeira e Silva, o pedido foi feito depois de o órgão receber denúncias anônimas de que aviões poderiam estar transportando material publicitário e dinheiro a serem usados de maneira irregular em campanhas eleitorais. Segundo a promotora, todas as aeronaves que pousarem em Jataí passarão por essa fiscalização, independente do uso ou de quem seja o dono.
 
A campanha de Marconi Perillo informou em nota que o candidato decolou de Palmeiras de Goiás e, ao desembarcar em Jataí, ele próprio convidou e acompanhou o agente da Polícia Federal que fez a vistoria. Segundo a nota, a aeronave foi liberada em seguida. O governador realizou atividades de campanha no município.
A assessoria da campanha de Vanderlan Cardoso informou ao G1 que o candidato chegou a Jataí por volta de 17h30 e, respeitando a determinação eleitoral, teve o avião vistoriado pela Polícia Federal. Não foi encontrada nenhuma irregularidade. Após a fiscalização, o político seguiu para os compromissos eleitorais. A assessoria informou que o candidato aprova a ação e que a prática deveria ser estendida para todo o estado, a fim de garantir maior transparência ao processo eleitoral.
“Nós já fiscalizamos o avião do governador [Marconi Perillo], quando ele chegou para seus compromissos políticos na cidade, e também já vistoriamos de empresários também. Felizmente, nada irregular foi encontrado até o momento. O Vanderlan deve chegar ainda hoje na cidade e, assim como todos, também terá o avião fiscalizado. Toda essa ação é para garantir uma maior segurança a todo o processo eleitoral”, afirmou a promotora antes da vistoria na aeronave do candidato do PSB.
O delegado da Polícia Federal de Jataí, Ricardo Duarte, disse que a fiscalização vai se estender a todas as aeronaves.
“Nós estamos procurando por documentações irregulares e material ilícito. Nesse aspecto, estão incluídos não só materiais políticos, mas todo tipo de material proibido pelas leis”, explicou.

 
Maranhão
No último dia 25, a Polícia Federal também fez revista no avião do senador Edison Lobão Filho (PMDB), candidato a governador do Maranhão e filho do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
A ação da PF, no aeroporto de Imperatriz (MA), motivou protestos do presidente nacional do PMDB, o vice-presidente da República, Michel Temer, e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Segundo eles, a ação dos agentes foi "intimidatória"
Diante dos protestos, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, pediu ao diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, "apuração rigorosa" da conduta dos policiais. O diretor da PF instaurou uma sindicância que tem 30 dias (prorrogáveis por mais 30) para apresentar resultados.
Tocantins
No último dia 18, um avião com R$ 500 mil e milhares de panfletos políticos do candidato a governador do Tocantins Marcelo Miranda (PMDB) e do candidato a deputado federal Carlos Henrique Gaguim, do mesmo partido, foram apreendidos em uma pista de pouso de Piracanjuba, a 87 km de Goiânia. Quatro pessoas foram presas suspeitas de envolvimento com lavagem de dinheiro.
Logo após a prisão dos suspeitos, o candidato Marcelo Miranda disse que não teve nenhuma ligação com o caso. A advogada de Gaguim também negou o envolvimento dele com o dinheiro e os folhetos apreendidos.
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário