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Avião stealth chinês Chengdu J-20 entra em operação


Sab 30/9/2017 - A agência de notícias chinesa Xinhua informou nesta sexta-feira (29) que o caça furtivo (stealth) Chengdu J-20 entrou em operação com a “Força Aérea do Exército de Libertação Popular”, como é chamada a força aérea da China.

Apesar da incorporação ao arsenal chinês, segundo declarações de Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa do país, a aeronave ainda segue realizando testes de voo. O J-20 é o caça mais avançado já desenvolvido na China, projetado para não ser detectado por radares – por isso também é chamado de avião “invisível”. A rede chinesa, porém, não informou quantas unidades do J-20 estão disponíveis.

Desde o início do projeto, a Chengdu Aerospace Corporation, divisão do grupo estatal AVIC, produziu oito protótipos e pelo menos 20 unidades de série do J-20, chamada pela imprensa chinesa de “obra prima” da indústria aeronáutica do país. De acordo com o raros dados divulgados pelo fabricante, o caça tem 20,4 metros de comprimento e pode decolar pesando cerca de 32.000 kg.

O J-20 é considerado um caça da chamada “quinta geração” – o F-5 da Força Aérea Brasileira, por exemplo, é um caça de segunda geração. Além de ter perfil furtivo, sabe-se que o novo avião militar chinês pode alcançar mach 2 (duas vezes a velocidade do som, cerca de 2.400 km/h), é muito manobrável e pode lançar mísseis de longo alcance.

O caça stealth chinês foi apresentado ao público somente em novembro de 2016, durante o Zhuhai Internacional Air Show. Já o primeiro voo do caça, cujo projeto foi iniciado na década de 1990, aconteceu no dia 11 de janeiro de 2011.

A China ainda mantém a maioria das informações sobre J-20 em segredo, tanto que a aeronave até hoje só foi fotografa de grandes distâncias. Mesmo quando foi revelado ao mundo, tomou-se o cuidado de manter a aeronave longe do público e da imprensa.
Aviões invisíveis

Os Estados Unidos foi o país pioneiro a dominar a tecnologia para construir aviões invisíveis aos radares, com o F-117 “Nighthawk”, projetado pela Lockheed Martin na década de 1970 e hoje já aposentado. Atualmente, o inventário de aeronaves furtivas das forças armadas norte-americanas contém os caças F-22 Raptor e F-35 Lightning II, além do bombardeiro em formato de asa voadora B-2 Spirit.

Com o anúncio da estreia do J-20, a China passa a ser o segundo país a declarar operacional um caça furtivo. Além desse modelo, a AVIC também trabalha no desenvolvimento do FC-31, outro avião de combate invisível, desta vez com características semelhantes às do F-35 – o J-20 é proposto como um concorrente para o F-22.

Outra nação que está próximo de participar deste seleto grupo é a Rússia, com o caça Sukhoi PAK-FA. A aeronave, que voou pela primeira vez em 2009, está programada para entrar em serviço com a força aérea russa a partir de 2018.


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