Fernando Strapazzon, 26, respira com ajuda de oxigênio suplementar.
Acidente aconteceu em propriedade do empresário Júnior Friboi.
Jovem segue em estado grave na UTI do Hugo(Foto: Aldair Strapazzon/Arquivo Pessoal)
A propriedade onde aconteceu o acidente, no último dia 17, pertence ao empresário José Batista Júnior, conhecido como Júnior Friboi. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o piloto tem toda a documentação regular e possui todas as habilitações necessárias para prática de pulverização. A Anac diz ainda que um processo administrativo vai apurar se há alguma irregularidade com relação às habilidades do piloto e aeronave.
Pai do piloto, o funcionário público Aldair Strapazzon, 51, morador de de Guabiju, município da Serra do Rio Grande do Sul, detalhou que ele começou a carreira há cerca de cinco meses e lembrou ter alertado o filho sobre os riscos da profissão. "Sempre achei que era um risco, mas aprendi desde pequeno que tu faz o que gostas", disse Aldair no dia seguinte ao acidente ao G1 RS.
saiba mais
Investigação- FOTOS: avião agrícola cai em fazenda de Júnior Friboi, em Goiás
- Situação do piloto do avião que caiu em fazenda de GO é regular, diz Anac
- Vídeo mostra resgate de piloto após queda de avião em fazenda de Goiás
- Polícia instaura inquérito para apurar queda de avião em fazenda de Goiás
- 'Sempre achei um risco', diz pai de piloto do RS ferido em acidente em GO
- Avião de pequeno porte cai em fazenda de Júnior Friboi, em Goiás
A Polícia Civil investiga as causas do acidente e já ouviu depoimentos de três pessoas que auxiliaram no resgate do piloto, mas segundo o delegado Webert Leonardo Lopes Santos, elas não viram o que aconteceu na queda. Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) fizeram uma perícia no local, mas não há previsão de quando o laudo ficará pronto. Segundo o delegado informou ao G1, o resultado da perícia deve demorar no mínimo seis meses.
Além disso, ele espera ouvir o relato do piloto para saber o que aconteceu no momento do acidente. “Isso vai ser fundamental para a gente. Dependendo do que ele disse nós vamos ter um norte do que aconteceu e aliar isso ao laudo”, afirma.
Ainda não há informações oficiais se a aeronave estava regular. Em nota, a Embraer, fabricante da aeronave Ipanema modelo EMB 202, disse que lamenta o fato e se colocou à disposição das autoridades para apoiar nas investigações.
Acidente
Segundo funcionários da fazenda, o avião explodiu após bater em um morro por volta de 10h de quarta-feira. “Acho que ele não conseguiu subir e bateu. O avião explodiu, mas o piloto conseguiu sair”, contou o analista contábil Eduardo Ferreira de Freitas, que trabalha na fazenda.
Coordenador administrativo da propriedade, Ney Xavier Gomes disse que a aeronave era de uso agrícola e estava pulverizando o pasto. Segundo ele, era a primeira vez que o piloto Fernando Strapazzon fazia esse trabalho na propriedade.
Avião de pequeno porte cai em fazenda de JúniorFriboi (Foto: Arquivo pessoal/Ney Xavier Gomes)
Um vídeo obtido com exclusividade pelo G1 mostra o trabalho da equipe no resgate da vítima. A gravação mostra quando a equipe transporta a vítima até o helicóptero da corporação, localizado no heliporto da propriedade.
Friboi
Júnior Friboi é empresário do ramo da agropecuária e um dos filhos do fundador da empresa Friboi, integrante do grupo JBS de processamento de carnes. Em 2013, Júnior se filiou ao PMDB, partido pelo qual anunciou pré-candidatura ao governo de Goiás nas eleições deste ano. Entretanto, ele desistiu de disputar o cargo.
Segundo informações do site da empresa JBJ agropecuária, na fazenda é feito confinamento de gado, além da produção de lavouras de milho, destinada a silagem, e também o cultivo de soja
0 comentários:
Postar um comentário