Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Piloto de avião que caiu em fazenda segue em estado grave, em Goiás

Fernando Strapazzon, 26, respira com ajuda de oxigênio suplementar.
Acidente aconteceu em propriedade do empresário Júnior Friboi.

Luísa Gomes Do G1 GO
Jovem iniciou carreira na aviação há cerca de 5 meses, segundo família (Foto: Fernando Strapazzon/Arquivo Pessoal)Jovem segue em estado grave na UTI do Hugo
(Foto: Aldair Strapazzon/Arquivo Pessoal)
Segue internado em estado grave o piloto Fernando Strapazzon, 26, que ficou ferido na queda de um avião agrícola de pequeno porte na Fazenda Floresta, em Nazário, no oeste de Goiás. Segundo boletim médico divulgado nesta terça-feira (23) pelo Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respira com auxílio de oxigênio suplementar.
A propriedade onde aconteceu o acidente, no último dia 17, pertence ao empresário José Batista Júnior, conhecido como Júnior Friboi. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o piloto tem toda a documentação regular e possui todas as habilitações necessárias para prática de pulverização. A Anac diz ainda que um processo administrativo vai apurar se há alguma irregularidade com relação às habilidades do piloto e aeronave.
Pai do piloto, o funcionário público Aldair Strapazzon, 51, morador de de Guabiju, município da Serra do Rio Grande do Sul, detalhou que ele começou a carreira há cerca de cinco meses e lembrou ter alertado o filho sobre os riscos da profissão. "Sempre achei que era um risco, mas aprendi desde pequeno que tu faz o que gostas", disse Aldair no dia seguinte ao acidente ao G1 RS.
Investigação
A Polícia Civil investiga as causas do acidente e já ouviu depoimentos de três pessoas que auxiliaram no resgate do piloto, mas segundo o delegado Webert Leonardo Lopes Santos, elas não viram o que aconteceu na queda. Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) fizeram uma perícia no local, mas não há previsão de quando o laudo ficará pronto. Segundo o delegado informou ao G1, o resultado da perícia deve demorar no mínimo seis meses.
Além disso, ele espera ouvir o relato do piloto para saber o que aconteceu no momento do acidente. “Isso vai ser fundamental para a gente. Dependendo do que ele disse nós vamos ter um norte do que aconteceu e aliar isso ao laudo”, afirma.
Ainda não há informações oficiais se a aeronave estava regular. Em nota, a Embraer, fabricante da aeronave Ipanema modelo EMB 202, disse que lamenta o fato e se colocou à disposição das autoridades para apoiar nas investigações.
Acidente
Segundo funcionários da fazenda, o avião explodiu após bater em um morro por volta de 10h de quarta-feira. “Acho que ele não conseguiu subir e bateu. O avião explodiu, mas o piloto conseguiu sair”, contou o analista contábil Eduardo Ferreira de Freitas, que trabalha na fazenda.
Coordenador administrativo da propriedade, Ney Xavier Gomes disse que a aeronave era de uso agrícola e estava pulverizando o pasto. Segundo ele, era a primeira vez que o piloto Fernando Strapazzon fazia esse trabalho na propriedade.
Avião de pequeno porte cai em fazenda de Júnior Friboi, em Nazário, Goiás 2 (Foto: Arquivo pessoal/Ney Xavier Gomes)Avião de pequeno porte cai em fazenda de Júnior
Friboi (Foto: Arquivo pessoal/Ney Xavier Gomes)
A queda ocorreu a cerca de 2 km da sede da fazenda em uma área de mata fechada. “Estávamos acompanhando o trabalho do piloto. Quando ouvimos a explosão, fomos procurar o local para ver o que era. Andamos de caminhonete por 1,5 km e depois mais 500 metros a pé, em mata fechada. Quando chegamos, o piloto já estava fora da aeronave", contou Ney Xavier Gomes. Em seguida, eles acionaram o Corpo de Bombeiros.
Um vídeo obtido com exclusividade pelo G1 mostra o trabalho da equipe no resgate da vítima. A gravação mostra quando a equipe transporta a vítima até o helicóptero da corporação, localizado no heliporto da propriedade.
Friboi
Júnior Friboi é empresário do ramo da agropecuária e um dos filhos do fundador da empresa Friboi, integrante do grupo JBS de processamento de carnes. Em 2013, Júnior se filiou ao PMDB, partido pelo qual anunciou pré-candidatura ao governo de Goiás nas eleições deste ano. Entretanto,  ele desistiu de disputar o cargo.
Segundo informações do site da empresa JBJ agropecuária, na fazenda é feito confinamento de gado, além da produção de lavouras de milho, destinada a silagem, e também o cultivo de soja
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário