Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Avião que ia de Paris ao Cairo cai e some, diz presidente francês


Governo do Egito e a EgyptAir não confirmaram essas informações.
Nave foi detectada pela última vez quando passava pelo Mediterrâneo.


Do G1, em São Paulo
FACEBOOK


O presidente francês, François Hollande, afirmou que o avião da EgyptAir, que deixou o aeroporto Charles de Gaulle (Paris) em direção ao Cairo, no Egito, caiu e está desaparecido, segundo a Reuters. O governo do Egito e a EgyptAir não confirmaram essas informações.

O voo MS804 partiu do aeroporto Charles de Gaulle nesta quarta às 23h09 (18h09 em Brasília) e deveria pousar cinco horas depois no Aeroporto Internacional do Cairo, na madrugada desta quinta (19), às 3h15 (horário local).

"Infelizmente a informação que temos confirma que o avião caiu e está perdido", disse Hollande. "Nenhuma hipótese pode ser descartada, nem qualquer uma pode ser colocada acima de outra".

Clique aqui e veja a cobertura em tempo real.
Marine Traffic mostra ponto sobre o Mediterrâneo
onde avião parou de fazer contato
(Foto: Reprodução/ G1/ Marine Traffic)

O ministro da defesa grego informou que no momento em que a nave desapareceu dos radares, ela estava a 37 mil pés (11.300 metros) e mudou subitamente de rota, de acordo com a Reuters.

A MarineTraffic divulgou a projeção do ponto onde o avião foi localizado pela última vezpor radares sobre Mediterrâneo. A aeronave modelo Airbus A320 transportava 56 passageiros - entre eles uma criança e dois adolescentes - e 10 tripulantes - dentre eles três seguranças -, de acordo com a companhia aérea.

Segundo a EgyptAir, o voo transportava 30 egípcios, 15 franceses, além de dois iraquianos, um britânico, um belga, um kuwaitiano, um saudita, um sudanês, um chadiano, um português, um argelino e um canadense.
Rota do avião da EgyptAir: aeronave decolou de Paris, na França, e voava para o Cairo, no Egito (Foto: Reprodução / www.flightradar24.com)

O último contato do piloto ocorreu com a torre de controle de Atenas, na Grécia, 10 minutos antes do desaparecimento.

No momento do desaparecimento, o avião voava a uma altitude de 37 mil pés (11.300 metros), estaria sobre o Mar Mediterrâneo e já no espaço aéreo egípcio. As condições do tempo eram boas, segundo metereologista da "CNN".
Alerta sobre desaparecimento de avião da EgyptAir no Twitter da companhia aérea (Foto: Reprodução / Twitter da EgyptAir)

A Efe especulou que a aeronave teria sido sequestrada, e, depois, disse que piloto teria emitido um pedido de socorro. A Reuters estimou que o mais provável é o avião ter caído no mar. Já a France Presse (AFP) chegou a afirmar que o voo MS804 caiu perto da ilha grega de Karpatos, ao sudeste do Mar Egeu, quando sobrevoava o espaço aéreo egípcio.

A Grécia iniciou buscas aérea e pelo mar. Até o início da manhã desta quinta, pistas do avião não tinham sido encontradas, segundo a Reuters. O Ministério da Defesa disse que autoridades também estão investigando o alerta de um capitão de um navio mercante que relatou ter visto uma "chama no céu" cerca de 130 milhas náuticas ao sul da ilha de Karpatos.

A EgyptAir informou que equipes de investigação e de resgate iniciaram a busca pelo aviãodesaparecido e que mantém contato com autoridades.
Famílias de passageiros que estavam no voo da EgyptAir buscam informações no aeroporto do Cairo (Foto: Khaled Desouki / AFP Photo)

Familiares de passageiros estão no aeroporto do Cairo à espera de notícias de seus parentes.

A companhia aérea informou também que o piloto do avião, cujo nome não foi divulgado ainda, tinha 6.275 horas de voo, incluindo 2.101 horas no comando de um Airbus A320. O copiloto tinha 2.766 horas de voo. A aeronave foi produzida em 2003.

O presidente de França, François Hollande, anunciou nesta quinta que falou com o presidente egípcio, Abdel Fatah al Sissi, sobre o avião desaparecido. Para ele, “não se deve descartar nenhuma hipótese” sobre a causa do sumiço.
Parentes e amigos dos passageiros do voo MS804 da EgyptAir no aeroporto do Cairo, no Egito (Foto: Amr Abdallah Dalsh / Reuters)

Bomba falsa
Em março deste ano, um avião da EgyptAir, que voava de Alexandria para o Cairo, foi sequestrado e forçado a aterrissar no Chipre. O homem que desviou a rota carregava um cinturão com explosivos falsos e acabou preso. Não ficou claro, porém, se o caso era um ato terrorista.

Atentado
Um Airbus A-321 operado pela Metrojet, da Rússia, caiu no Sinai em 31 de outubro de 2015, matando todas as 224 pessoas a bordo. Russos e governos ocidentais disseram que o avião foi derrubado por uma bomba. O Estado Islâmico (EI) afirmou ter conseguido explodir a aeronave.
Imagem de arquivo de um avião da EgyptAir na pista do Aeroporto Internacional do Cairo (Foto: Arquivo / AF
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário